Plano define investimentos em segurança para 15 anos

Plano define investimentos em segurança para 15 anos

Plano define investimentos em segurança para 15 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os rumos dos futuros investimentos a serem feitos na área da segurança pública serão apontados pelo Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), que é o resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Rondônia. O projeto definirá o desenvolvimento regional para os próximos 15 anos.
A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) é representada no grupo de estudos do PDES pelo gerente de planejamento André Roberto e pelo chefe de Núcleo de Projetos Anchiles Lima. “Os estudos que fundamentarão o PDES traçarão estratégias econômico-sociais e ambientais para tornar o Estado mais justo, rico e mais seguro com base em suas vocações e potencialidades regionais”.
Em fase de elaboração, o plano servirá de modelo para os demais estados brasileiros e já foi objeto de debate com a sociedade nos municípios de Ji-Paraná e Ariquemes. Este formato beneficia o governo estadual, porque direciona estrategicamente os recursos disponíveis.
Debate
Em dezembro de 2014, o grupo de estudos se reuniu no município de Ariquemes para analisar a segunda parte do Plano, que foi entregue pela empresa de consultoria contratada para este fim pelo Ministério da Integração.
Para a elaboração, fiscalização e acompanhamento do programa, foi criado o Grupo de Acompanhamento, que é composto por representantes de várias secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Representante da Sesdec no grupo de estudos, Anchiles Lima considera que a diminuição da violência é um trabalho longo e intenso. “O PDES contribuirá para a definição de políticas públicas que levarão ao desenvolvimento regional e, consequentemente, à redução da criminalidade”, ele prevê.
Lima acredita que o PDES permitirá às futuras gerações um lugar melhor para se viver. “Com ele vamos construir um Estado economicamente viável, socialmente justo e que nos dê orgulho”, justifica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS