Barbosa antecipa aposentadoria e deixa o STF em junho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos mais importantes presidentes da história do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa resolveu antecipar sua aposentadoria e deixará o comando da mais alta corte do país no próximo mês. A decisão de Barbosa, antecipada pelo Radar on-line na manhã desta quinta-feira, já foi comunicada à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Nesta quinta, Renan recebeu a visita de Barbosa em seu gabinete. Na saída do encontro, tornou pública a decisão do ministro: "Motivo [do encontro] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal", disse. Barbosa deixou a reunião e seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Nos corredores do Congresso, não quis comentar: "Num momento oportuno eu vou me pronunciar", disse.
Barbosa comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite desta quarta-feira. Com sua saída, o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumirá a cadeira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!