Bancos de RO terão 90 dias para atender como prioridade idoso, fornecer água e construir banheiros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começou a contar nesta sexta-feira (28) o prazo de 90 dias para que agências bancárias de Rondônia implementem medidas que visam o atendimento imediato aos idosos, fornecimento de água potável e construção de banheiros. O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) certificou o trânsito em julgado da ação na data de ontem (27). Com isso, não há mais recursos e o prazo para cumprimento da decisão encontra-se em andamento, sob pena de multa diária de cinco mil até o limite de 300 mil reais, no caso de atraso.
O TJ-RO já havia negado, no último dia 07, mais um recurso dos bancos que foram condenados em 2009 por descumprirem o Estatuto do Idoso, em ação civil pública inédita no país movida pela Associação Cidade Verde de Porto Velho (ACV).
O presidente do TJ-RO, desembargador Rowilson Teixeira, indeferiu o pedido de devolução de prazo recursal para oposição de embargos de declaração. Ainda, determinou ao Departamento a certificação do trânsito em julgado, já que em setembro de 2013 o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia negado recurso dos bancos em decisão do ministro Teori Zavascki.
Na época, Zavascki determinou a devolução dos autos ao TJ-RO a fim de que o recurso fosse apreciado como agravo interno. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também negou conhecimento de agravos dos bancos, que insistiam na análise de recursos.
O coordenador da ACV, Paulo Xisto, segue confiante em um desfecho próximo que obriga as agências bancárias do Banco do Brasil S/A, Banco Bradesco S/A, Banco Itau S/A, Banespa Santander S/A, Sudameris S/A, Banco Real S/A e Unibanco a respeitarem o Estatuto do Idoso. “A ação, ajuizada em 2005, visa tão somente garantir ao idoso o respeito aos seus direitos humanos e de consumidor. Vamos cobrar o cumprimento imediato da setença”, ressaltou.
Para o advogado da ação, Gabriel Tomasete, “Os consumidores eram submetidos a atendimento indigno, especialmente os idosos, que enfrentavam caixas denominados preferenciais com longas filas. Agora sim haverá prioridade no atendimento”.
Sobre a ação
Proposta em 2005, a ação civil pública pedia providências na adequação do número de funcionários com o fim de garantir o atendimento preferencial e individualizado dos idosos, como também a disponibilização de sanitários e água potável em locais de fácil acesso.
O processo foi julgado totalmente procedente em novembro de 2009 pela 2ª Vara Cível de Porto Velho, em decisão do juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral. Os bancos recorreram, mas o TJ-RO confirmou a sentença.
O atendimento imediato significa que o idoso será o próximo a ser atendido, independentemente do tipo de caixa (preferencial ou “normal”).
Após o ajuizamento da ação, algumas agências passaram a fornecer água aos consumidores e dar acesso a banheiros. Agora, todas deverão cumprir a decisão, que é inédita no país no tocante ao atendimento imediato ao idoso.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!