Projeto de Rondônia "Reabilitando pela Arte" vence Prêmio Boas Práticas

Projeto de Rondônia "Reabilitando pela Arte" vence Prêmio Boas Práticas

Projeto de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto "Reabilitando pela arte: cultura de paz pela não-violência", iniciativa da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), ganhou a segunda edição do Prêmio de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária, promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (29/11).
Por meio do teatro, o "Reabilitando pela Arte" já auxiliou na reabilitação de mais de 500 presos. Com 13 anos de existência e duas peças teatrais de sucesso - 'Bizarrus' e 'O Topo do Mundo' - a ACUDA ainda conta com projetos que envolvem trabalhos terapêuticos com resgate dos valores humanos como massoterapia, meditação, terapia "reiki" e gestalt, além de cursos de artesanato, culinária, cerâmica, etc. "Projetos voltados para o autoconhecimento", afirma Luiz Marques, presidente da Acuda. Há planos para novos projetos e ampliação na estrutura física da Acuda para o ano de 2014, segundo Marques. "Esse prêmio é um reconhecimento que a obra é fruto de muito amor e se deve a muitas pessoas, como nossos parceiros Vep, Vepema, Sejus, TJRO e Sest-Senat", conta.
Para o diretor e responsável pelas duas peças há 17 anos, Marcelo Felice, o principal elemento de sucesso do projeto é o conteúdo. "O conteúdo é a coluna vertebral do projeto em nível de direitos humanos. O trabalho de consciência e autoresponsabilidade é o norte. O teatro, a técnica vocal, etc são as ferramentas. O espetáculo é a isca", explica Felice. Segundo ele, os planos para o futuro é se dedicar ao "O Topo do Mundo", que estreou em agosto. "Vamos dar sequência à peça, trabalhar no amadurecimento do projeto e dos atores".
O Tribunal de Justiça de Rondônia é um dos grandes entusiastas e parceiro da Acuda. Para inscrever o projeto "Reabilitando pela Arte", o presidente do Conselho da Comunidade em Porto Velho, Risomar Braga, utilizou o material gráfico, matérias e documentário produzido pelo TJRO.
Aliás, o documentário "Bizarrus", sobre a primeira peça produzida pelo projeto, foi ganhador do prêmio nacional Comunicação e Justiça, concedido pelo Fórum Nacional de comunicadores do Poder Judiciário em 2011. Em 2013, a coordenadoria de Comunicação do TJRO também foi vencedora do prêmio com o projeto "Comunicação na Execução Penal", no qual estão incluídas as ações de divulgação do "Reabilitando pela arte".
Além disso, a Vara de Execuções e Contravenções Penais (Vep) e Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) são importantes parceiras do projeto ao incentivar a reabilitação dos presos por meio de uma metodologia não convencional, porém que tem se mostrado altamente eficiente. Juízes que já passaram pelas referidas varas como Sérgio Willian Domingues Teixeira e Sandra Silvestre continuam de alguma forma ligados aos projetos por acreditarem nessa alternativa de ressocialição. "O prêmio é, na verdade, um reconhecimento que vem coroar o trabalho. Mas o que fala mesmo a respeito desse trabalho são as diversas vidas que ele resgatou. Isso faz toda a diferença. Do tempo em que estive na VEP e de todo o esforço e energia investidos, os que foram dedicados a esse trabalho foram, sem dúvida, as mais gratificantes, tanto que Sérgio e eu estaremos sempre ligados a ele", completou a magistrada.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS