O minicurso "Mediação Policial e de Adolescentes em Conflitos com a Lei", contou com a participação dos ministrantes Dra. Rosa Ana Gallardo, Dr. Manuel Fernando Montiel Tiscareno e do Me. Hélder Risler de Oliveira. A finalidade dos minicursos é ampliar o conhecimento sobre as temáticas discutidas nas palestras. Além disso, os ministrantes abordaram as experiências que vêm trabalhando em seus países.
A inspetora da Polícia de Vila Real da Espanha, Rosa Ana Gallardo, explicou como a polícia deve trabalhar para mediar os conflitos da sociedade. "É importante aprender como acalmar os ânimos das pessoas quando estão exaltadas. A polícia serve para intermediar e resolver os conflitos", explica a inspetora.
O sociólogo Manuel Fernando Montiel explica sobre a importância de trabalhar em casa e na escola com jovens e adolescentes em conflito com a lei. Apresentou técnicas de como deixar de ter um sistema punitivo e começar a cultivar a cultura da paz.
O Secretário Geral do Fórum Mundial de Mediação, Hélder Risler de Oliveira, explicou que o congresso está atingindo o seu objetivo que é despertar nas pessoas a curiosidade de se interar mais sobre mediação e conciliação. "Discutir o tema para criar políticas públicas de maneira a diminuir a violência, para que as pessoas sejam mais tolerantes ao negociar. Apresentamos ferramentas para que possamos trabalhar para pacificar a sociedade" , explica.
O congresso é realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) para disseminar conhecimentos relativos ao tema da resolução alternativa de conflitos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Ilma Brito, a preocupação da Emeron é aperfeiçoar as técnicas de juízes e servidores em mediação e conciliação. "Essa é uma forma de partilhar, com a promoção de intercâmbio entre os profissionais de países da Europa e da América que tem atuação e estudos na área da mediação e da conciliação". Ela destacou que a missão da Escola é disseminar conhecimento.