CHACINA URSO BRANCO - Apenado confessa ter matado 12 em rebelião

CHACINA URSO BRANCO - Apenado confessa ter matado 12 em rebelião

CHACINA URSO BRANCO - Apenado confessa ter matado 12 em rebelião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após as leituras da peças as testemunhas foram chamadas para serem ouvidas na terceira sessão do júri das mortes ocorridas na Rebelião de 2004 no Presídio Urso Branco. O diretor do presídio novamente foi convocado, assim como mais dois presos. Além do juiz, promotores, defensores e até os jurados fizeram questionamentos, sobretudo sobre o clima da cadeia ao longo da rebelião. Também vieram à tona nos depoimentos detalhes sobre o chamado "tampão" (cela usada para os presos que cometiam infrações) e o "seguro" (local reservado para presos ameaçados). Outro tópico mencionado tanto pela defesa quanto pela acusação foi com relação à prática de tortura dentro do presídio, o que teria provocado o clima de insatisfação entre os presos e, consequentemente, a rebelião.
Logo após as testemunhas, foram ouvidos os réus. O primeiro deles, Francisco Xavier Pinheiro, o Chicão, confessou ter matado uma das 12 vítimas da rebelião, o preso Sidney Guimarães da Silva, o Neysinho. Segundo contou durante o depoimento, o crime ocorreu dentro de uma das celas, com a ajuda de mais dois presos, Ronaldo de Jesus Xavier, o Bebezão e o Lucivaldo Guedes de Oliveira, o Diodió. "O Bebezão segurou e eu e o Diodió demos os golpes com chuchos", admitiu. O juiz Ênio Salvador Vaz fez registrar nos autos que tanto o Bebezão quanto Diodió estão mortos.
Já Genival Batista de Oliveira, o Jojoba e Jair Rocha de Matos Souza, o Gaguinho, negaram ter participado das mortes, porém este último admitiu ter carregado a cabeça de uma das vítimas para mostrar em uma janela, contudo alegou que cometeu tal ato porque foi obrigado pelo Bebezão, apontado pelo acusado como o maior líder da rebelião. "Eu estava pra ser solto, pra que eu ia matar alguém dentro do presídio?", disse o acusado, que recebeu seu alvará de soltura no terceiro dia da rebelião.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS