MP promove conscientização para lembrar Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças

MP promove conscientização para lembrar Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças

MP promove conscientização para lembrar Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia realizou nesta quinta-feira, dia 16 de maio, um ciclo de palestras para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, tendo como público-alvo membros e servidores da Instituição. O evento foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, e pelo Corregedor-Geral do MP, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, e contou também com a presença do secretário de Estado da Assistência Social, Márcio Félix e dos Promotores de Justiça da área da infância, Marcelo Lima de Oliveira e Marcos Valério Tessila de Melo, entre outros integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
As palestras tiveram como tema o “Dever de proteção integral das crianças e adolescentes para o desenvolvimento sexual saudável”, com o psicólogo Aluízio Vidal, e as “Implicações criminais das violações sexuais contra crianças e adolescentes”, com a delegada Noelle Caroline X. Ribas.
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, ressaltou que o tema do evento, o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, tem nuances dos mais variados focos, pois não escolhe classe social e, portanto oferece risco em todos os locais, seja no trabalho, em casa ou numa entidade religiosa. Por isso, é essencial a mobilização de toda a sociedade para combater esse problema.
O Corregedor-Geral do MP, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, destacou o trabalho da Rede de Proteção à Criança no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, considerando-a uma das mais importantes redes de proteção aos direitos fundamentais do País.
O secretário de Estado da Assistência Social, Márcio Félix, falou das ações desenvolvidas pelo Estado para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “O governo do Estado tem trabalhado para a construção de uma sociedade mais justa para as gerações futuras”, enfatizou.
Cacoal
Em Cacoal, a Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos, da Curadoria da Infância e Juventude e da Educação de Cacoal e Diretora em exercício do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-INF) , reuniu servidores do MP, conselheiros tutelares, integrantes do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas, Guarda Mirim e do Abrigo Pingo de Gente para assistirem às palestras proferidas em Porto Velho, por meio do sistema de videoconferência, no auditório da Instituição no município.
O Dia Nacional de Luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes lembra a toda a sociedade brasileira sobre a menina Araceli Cabrera Sanches, sequestrada em 18 de maio de 1973, aos oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.
Desde então, a sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes promove atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS