Projeto Inquérito Zero analisa mais de três mil e quinhentos inquéritos em sua terceira etapa

Projeto Inquérito Zero analisa mais de três mil e quinhentos inquéritos em sua terceira etapa

Projeto Inquérito Zero analisa mais de três mil e quinhentos inquéritos em sua terceira etapa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de três mil e quinhentos inquéritos policiais foram analisados em todo o Estado na terceira etapa do Projeto Inquérito Zero, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI), com apoio da Polícia Civil.
O principal objetivo do projeto é imprimir celeridade à conclusão dos inquéritos mais antigos, a fim de que sejam providenciadas diligências faltantes, propondo as respectivas ações penais ou arquivamentos, tudo por meio dos mutirões compostos por Promotores de Justiça e suas equipes, com apoio também das Delegacias de Polícia.
Nesta terceira etapa do projeto, foram analisados os inquéritos policiais instaurados a partir de 31 de dezembro de 2009, fazendo-se uma revisão dos inquéritos instaurados antes de 31 de dezembro de 2007, que foram objeto de mutirões anteriores e analisando pela primeira vez os inquéritos instaurados entre 31 de dezembro de 2007 a 31 de dezembro de 2009.
Do total de 3.517 inquéritos analisados, foram efetuados 1.435 arquivamentos, 328 denúncias, 1.545 diligências. Cento e oitenta e três inquéritos foram atualizados no sistema de protocolo digital do MP (Parquet Web); 26 tiveram outros tipos de manifestações e 79 fizeram parte da segunda etapa da Meta 2 da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp), que tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área, resultado de parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).
Em Porto Velho, foram analisados 656 inquéritos policiais, sendo promovidos 396 arquivamentos, 101 denúncias e 159 diligências. Dezenove inquéritos fizeram parte da 2ª etapa da Enasp. Em todo o Estado, a Comarca de Ariquemes teve o maior número de inquéritos analisados, no total de 699, promovendo 242 arquivamentos, 18 denúncias, 438 diligências e 22 integraram a segunda etapa da Enasp.
O diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira, ressaltou o êxito obtido na terceira etapa do Projeto Inquérito Zero, que desde seus mutirões anteriores vem promovendo sensível redução no número de inquéritos policiais antigos, beneficiando o sistema de persecução penal na análise dos casos mais recentes, que possuem maior probabilidade de conclusão. Francisco Esmone destacou também o esforço de Promotores de Justiça e seus auxiliares e dos Delegados da Polícia Civil para o cumprimento de todas as metas estabelecidas no Projeto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS