MP propõe ação contra Município de Nova Mamoré para criação de asilo para idosos

MP propõe ação contra Município de Nova Mamoré para criação de asilo para idosos

MP propõe ação contra Município de Nova Mamoré para criação de asilo para idosos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça em Guajará-Mirim, com atribuições de Curadoria dos Interesses Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos e Individuais Indisponíveis de Pessoas Idosas, ingressou com Ação Civil Pública de obrigação de fazer, com pedido liminar contra o Município de Nova Mamoré, objetivando a criação de uma instituição de longa permanência para idosos.
A Ação Civil Pública, subscrita pelo Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves, tomou por base procedimento ministerial em que a “Casa do Ancião São Vicente de Paula” situada em Guajará-Mirim solicitava do Município de Nova Mamoré a celebração de convênio a fim de que este prestasse apoio, de modo financeiro ou disponibilizando servidores, haja vista a Casa do Ancião acolher pessoas idosas de Nova Mamoré, sem qualquer contraprestação.
Durante o tramitar do feito, observou-se que o Município de Nova Mamoré, ao encaminhar idosos à Casa do Ancião, estava se eximindo de sua obrigação constitucional e legal de acolher seus próprios idosos em situação de risco, transferindo tal responsabilidade para entidade assistencial e filantrópica localizada em outro município, sobrecarregando assim a instituição que já acolhe com dificuldade os idosos de Guajará-Mirim.
Na posição ministerial, “A atitude negligente do ente público e, por que não dizer omissa, acaba por evidenciar a inexistência ou ao menos a incipiência de políticas sociais públicas específicas desenvolvidas, sem descurar da não destinação prioritária de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção dos direitos de pessoas idosas, o que constitui atentado contra a legislação que tutela os interesses desse segmento social”.
No pedido principal, o Ministério Público pleiteia a criação de entidade de longa permanência para idosos e, liminarmente, que o Município de Nova Mamoré providencie de modo provisório espaço para acolher idosos em situação de risco, sob pena de cominação de multa e bloqueio de valores na conta do ente público, sem prejuízo de custear a manutenção dos idosos oriundos do Município e encaminhados à Casa do Ancião em Guajará-Mirim.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS