TCE mantém suspensa licitação da Seduc e determina medidas para aumentar competitividade

TCE mantém suspensa licitação da Seduc e determina medidas para aumentar competitividade

TCE mantém suspensa licitação da Seduc e determina medidas para aumentar competitividade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas decidiu, de forma monocrática pela manutenção da suspensão do pregão realizado pela Superintendência de Licitações (Supel) para atender a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), determinando também a execução de medidas visando corrigir as impropriedades detectadas no edital, aumentar a competitividade e reduzir os custos da licitação.
O pregão eletrônico, que está orçado em mais de R$ 4,8 milhões, tem como objeto futura e eventual aquisição de materiais de consumo, como cadernos, lápis, borrachas, canetas, réguas e apontadores, objetivando atender as necessidades das escolas estaduais.
Na análise do edital do certame, feita pelo corpo técnico do TCE, cujos achados foram acolhidos na Decisão Monocrática nº 87/2012/GCJGM - que foi publicada na edição nº 288 do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal, disponível no site da instituição (www.tce.ro.gov.br) -, foram encontradas irregularidades consideradas graves, pois restringem de forma injustificada ou frustram o caráter competitivo da licitação.
Entre as inconformidades, está a exigência de desempenho de, no mínimo, dois quilômetros de escrita para canetas, sem especificação de parâmetros para aferição. Também de forma irregular foi exigida fabricação nacional para lápis e borracha, bem como a descrição subjetiva (sem parâmetro para julgamento de qualidade) de “excelente apagabilidade de grafite” para a borracha.
Foi detectada ainda ausência em relação à exigência de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nas especificações do apagador e da régua – para este produto, inclusive, foi determinada modificação nas especificações (de 20 para 30 centímetros), visando aumentar a competitividade.
 Além de determinar a execução das medidas visando corrigir as irregularidades apontadas no edital, o TCE estabeleceu em sua decisão que a Supel, tão logo retomado o certame e verificado o vencedor, faça o exame da compatibilidade entre os preços da proposta vencedora e os de mercado, para que não haja dano ao erário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS