Portaria da Justiça define realização da Megaoperação Justiça Rápida Itinerante

Portaria da Justiça define realização da Megaoperação Justiça Rápida Itinerante

Portaria da Justiça define realização da Megaoperação Justiça Rápida Itinerante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A portaria 367/2011, da Corregedoria-Geral da Justiça, definiu o dia 26 de novembro deste ano para a realização da Megaoperação Justiça Rápida Itinerante em todas as comarcas do Estado. A mobilização da Justiça estadual faz parte da Semana Nacional de Conciliação, promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça para buscar, por meio de acordos judiciais, a solução dos conflitos sociais. Os locais e horários dos atendimentos serão divulgados por cada comarca, conforme determinação do desembargador corregedor, Paulo Kiyochi Mori.
Em algumas comarcas, já está definido que o atendimento ao jurisdicionado será em comunidades ou municípios menores. Em Alvorada D´Oeste, a Megaoperação ocorre em Urupá. A equipe do Judiciário em Ariquemes fará os atendimentos no município de Cacaulândia, e, a de Cerejeiras, em Corumbiara. Servidores e magistrados da comarca de Guajará Mirim levam a Justiça Rápida até o vizinho Nova Mamoré. No centro do Estado, a comarca de Jaru fará a megaoperação no distrito de Tarilândia, e a de Ouro Preto D'Oeste, em Mirante da Serra. Na região da Zona da Mata, a população de Alto Alegre dos Parecis será atendida pela equipe da comarca de Santa Luzia D'Oeste.
Durante a operação, questões de menor complexidade, como cobranças, pedidos de pensão, disputa pela posse de bens móveis, obrigações de fazer, e outros procedimentos judiciais, que podem ser resolvidas, por meio da conciliação, com homologação pelo Poder Judiciário. Há outros serviços, como a justificação de união estável, em que a situação do casal é regularizada, passando a gozar dos mesmos direitos e deveres de quem faz o casamento civil, no cartório; ou mesmo a autorização para emissão de certidão de nascimento fora do prazo estabelecido pela lei. As demandas, contudo, não devem ser superiores a 20 salários-mínimos, em que não há a necessidade de contratação de defensor particular. Nas demandas cujos valores envolvidos sejam maiores (até o limite de 40 salários), é necessária a participação de advogado.
Mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Megaoperação nas comarcas serão disponibilizadas na própria comunidade e por meio da página do Tribunal de Justiça de Rondônia na internet: www.tjro.jus.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS