TJRO mantém reintegração de posse em área rural de Candeias

TJRO mantém reintegração de posse em área rural de Candeias

TJRO mantém reintegração de posse em área rural de Candeias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia negou recurso de um grupo de pessoas contra a decisão da 8º Vara Cível de Porto Velho de reintegrar a posse de uma área rural em Candeias do Jamari. Eles pediam à Justiça que modificasse a decisão sob a alegação de que a área é pública e que apenas parte dela pertence ao sitiante que alega ter a posse do sítio.
Após comprovar que a Defensoria Pública era a representante legal das pessoas que ocupam a área em disputa, pois havia documentos que faltavam para essa comprovação, o relator do processo, desembargador Raduan Miguel Filho, analisou o pedido feito à Justiça.
A decisão de primeira instância reintegrou o agravante na posse do imóvel com 237,75 hectares, na Linha Boa Esperança, Gleba Aliança, município de Candeias do Jamari, que teria provado deter e manter a posse da área desde 1980. O esbulho, ou seja, a ocupação da área alheia, teria ocorrido a menos de um ano e um dia, prazo que autoriza a concessão de decisão liminar (inicial) em ações que discutem, como no caso desta, a posse de determinado imóvel.
Para o relator, a decisão questionada nesta ação analisou os elementos processuais a cerca da decisão liminar, o que se deu após a audiência de justificação, quando se ouviu várias testemunhas, as quais relataram fatos que convenceram o juízo da existência da posse e do esbulho, na área em conflito. Além disso, decidiu o desembargador, não se está a discutir domínio ou propriedade, mas sim a detenção da posse, o que teria sido demonstrado pelos documentos apresentados nos autos e pela prova testemunhal. O Agravo de Instrumento 0009148-66.2011.8.22.0000 foi julgado no último dia 20/9.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS