A presidente do TRT da 14ª Região, desembargadora Vania Abensur, participa nessa sexta-feira (15) em Florianópolis do Encontro Nacional do Judiciário sobre Capacitação Judicial, que será promovido plelo Conselho Nacional de Justiça no auditório do TJ de Santa Catarina, no período de 8h às 18h30.
O evento é coordenado pela Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, presidida pelo ministro Ives Gandra Filho, do TST.
Cerca de 200 pessoas, entre magistrados e diretores de escolas judiciais, participarão do encontro para discutir formas de aperfeiçoamento profissional dos juízes e servidores do Poder Judiciário.
Na ocasião será também lançada a Escola Judiciária da América Latina, que vai trabalhar na integração judiciária da região. “Precisamos investir no homem para melhorar e aperfeiçoar a qualidade do serviços prestado pelo Judiciário”, diz Ives Gandra, integrante do CNJ e ministro do Tribunal Superior do Trabalho.
Os participantes vão discutir, ainda, propostas de ação para a implantação da Resolução nº 126 do CNJ, de 22 de fevereiro 2011, criada por iniciativa da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas. A Resolução instituiu o Plano Nacional de Capacitação Judicial de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
A articulação de um plano nacional de capacitação, integrado ao Sistema Nacional de Capacitação Judicial, previsto na resolução, é um importante passo na modernização do Judiciário. O encontro está dividido em 12 temas, que tratam da estrutura administrativa das escolas, forma de ocupação de cargos nas escolas, seleção e formação de magistrados.