A “bebemoração” teria acontecido de madrugada, há 10 dias, em frente a praça municipal desse município. Horn esteve acompanhado de cinco pessoas. Alguns deles menores. Aqui Horn cometeu dois crimes previstos na legislação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As fotos postadas nesta matéria falam por si só. O prefeito de município de Pimenteiras do Oeste, José Horn (FOTO), foi flagrado por um internauta bebendo cerveja com menores. Na ocasião, tal como mostra o detalhe da fotografia, o mandatário municipal teria utilizado o veiculo oficial da Prefeitura na festa – uma Hilux, de placa NCD-8499, de cor preta, de uso exclusivo do gabinete do prefeito.
A “bebemoração” teria acontecido de madrugada, há 10 dias, em frente a praça municipal desse município. Horn esteve acompanhado de cinco pessoas. Alguns deles menores. Aqui Horn cometeu dois crimes previstos na legislação.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecer bebida alcoólica a menores de idade constitui crime. Assim diz o artigo 243: "É CRIME: Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida”. O crime é punido com 2 a 4 anos de detenção, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.
Com relação ao veículo da Prefeitura, ele só pode ser utilizado em atos oficiais. De acordo com o Decreto-Lei federal nº. 201/1967, “o uso indevido de bens públicos por parte de prefeitos e vereadores é crime de responsabilidade, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário”. Em caso de ação penal, a norma prevê pena de reclusão de dois a doze anos aos condenados, além de acarretar a perda do cargo e a inabilitação pelo prazo de cinco anos.
Em dezembro de 2010, por exemplo, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve denúncia contra o prefeito de um município baiano por crime de responsabilidade. Segundo a denúncia, o prefeito teria cedido um veículo oficial a um vereador aliado, que teria transportado parentes e amigos para uma festa junina em município vizinho. No trajeto, o veículo capotou e o conserto, no valor de R$ 15,8 mil, foi pago com recursos da prefeitura. O fato ocorreu em 2006. (LEIA MAIS: http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-200,cd-297407.htm)
A reportagem apurou, através do DETRAN-RO, que o veículo é de fabricação 2010, modelo 2011, e realmente pertence ao município de Pimenteiras do Oeste.
O EXTRA DE RONDÔNIA tentou manter contato com a assessoria do prefeito, mas não obteve sucesso. Porém, o site aguarda o esclarecimento do mandatário municipal a respeito do episódio.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!