Tribunal de Justiça extingue punição a jornalista

Tribunal de Justiça extingue punição a jornalista

Tribunal de Justiça extingue punição a jornalista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No julgamento de uma apelação pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, a relatora do processo, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, decidiu pela extinção da pena a que tinha sido condenado o jornalista Afonso Locks pelo crime de calúnia.

O jornalista foi condenado a seis meses de detenção em regime aberto pela 1ª Vara Criminal da comarca de Vilhena. Nas edições dos dias 24 a 30 de março de 2006, do Jornal Correio de Notícias, Locks teria assinado matéria imputando a prática de crime à Sandra Maria Barreto de Moraes, que foi à Justiça contra o jornal, conseguindo a condenação em 1º grau (juiz).

Entretanto, inconformado com a condenação, o jornalista foi ao 2º grau da Justiça estadual (desembargadores) para apelar contra a decisão. Ao analisar a questão, a desembargadora Zelite Andrade lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF), na ADPF/130, em 30/04/2009, rejeitou a Lei de Imprensa, o que fez com que a conduta imputada ao jornalista não mais constitua infração penal (atipicidade da conduta pela abolitio criminis). Por esse motivo, a desembargadora reconheceu a ocorrência da abolitio criminis, e, com amparo no art. 107, inc. III, do Código Penal, declarou extinta a punição a Afonso Locks.

A magistrada pontuou, ainda, que a sentença foi publicada em 24/08/2006 (fl. 77) e a pena aplicada foi de seis meses de detenção. O prazo prescricional (quando a pena deixa de valer), previsto, para a pena inferior a um ano, é de dois anos, "o que ensejaria no reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva estatal", ou seja, o Estado perdeu o tempo previsto pela lei para punir.

Apelação Criminal de número 1005002-93.2006.8.22.0014 foi julgada ontem e publicada hoje (18), no Diário da Justiça Eletrônico.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS