O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Probidade Administrativa (CAO-PPA), levou palestra da campanha “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?” a 29 escolas, até outubro deste ano. A mensagem da iniciativa foi repassada a estudantes de 18 instituições de ensino de Porto Velho e chegou a distritos ribeirinhos como Calama, Tira-Fogo, São Carlos e Nazaré.
Segundo informações do Centro de Apoio, os técnicos do MP ministraram cursos para 93 profissionais de educação, representantes de 51 escolas estaduais.
A campanha “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?” procura sensibilizar os mais jovens sobre a importância de pequenos gestos para a construção de um país livre de práticas desonestas. Assim, prega a adoção de atitudes cidadãs e sugere o abandono de hábitos aparentemente inofensivos, mas que ferem o direito do outro, como colar na prova, jogar lixo na rua e furar fila.
A mais recente atividade realizada pelo CAO-PPA ocorreu na Escola Brasília, onde mais de 200 alunos do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio conheceram o projeto. Acomodados no pátio da escola, os jovens fizeram questionamentos sobre o tema proposto e também sobre as demais áreas de atuação do Ministério Público.
No final de outubro, foi a vez dos alunos da Escola Heloisa Bentes, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, receberem a equipe do CAO-PPA. Lá, aproximadamente 60 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental ouviram as propostas de mudanças no comportamento diário para a construção de um mundo melhor.