STF recebe denúncia contra Raupp, mas senador se diz ser sereno e esperar justiça

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia em que o senador Valdir Raupp (PMDB) é responsabilizado por transferir recursos do Planafloro - um convênio firmado com o Banco Mundial - para pagar dívidas do Estado. O fato teria

STF recebe denúncia contra Raupp, mas  senador se diz ser sereno e esperar justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia em que o senador Valdir Raupp (PMDB) é responsabilizado por transferir recursos do Planafloro - um convênio firmado com o Banco Mundial - para pagar dívidas do Estado. O fato teria ocorrido à época em que ele foi governador de Rondônia (1995-1998). Com o recebimento da denúncia, o parlamentar passará a responder pelo fato no STF.

Ao ser abordado sobre o caso, o senador Valdir Raupp, que disputa a reeleição, disse que seus eleitores podem ficar tranqüilos, acrescentando que se mantém sereno e confiante na Justiça, pois antes da sua pessoa, o que vai começar a ser julgado a partir de agora, a julgar pelo próprio placar da corte constitucional do país, é uma tese bastante controversa.

Além disso, o senador Valdir Raupp esclareceu que não era o executor do Planaforo e nunca ordenou a transferência da verba do projeto para o Tesouro Estadual e para a Secretaria de Fazenda local. Disse ainda que, quando foi informado sobre como as verbas do Planaforo estavam sendo utilizadas, imediatamente baixou decreto determinando a tomada de providências e a comunicação do fato aos Tribunais de Conta da União e do Estado de Rondônia.
 
O julgamento
 
A conclusão do julgamento do inquérito havia sido adiada no dia 18 de dezembro do ano passado, a pedido do próprio relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. Na ocasião, já estava formada a maioria pelo recebimento da denúncia.
Na tarde desta quinta-feira, Barbosa lembrou que, por motivo de impasse surgido no julgamento de dezembro, ele indicou adiamento e determinou a realização de diligências no processo. Ele reafirmou seu voto pelo recebimento da denúncia e questionou se algum ministro mudaria seu entendimento. Diante da negativa dos colegas, ficou mantida a decisão pela abertura da ação pedida pelo MPF.
Os seis ministros que votaram pelo recebimento da denúncia foram, além de Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio e Celso de Mello. Já os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Ellen Gracie e Cezar Peluso votaram pela rejeição da denúncia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS