TJ de Rondônia cumpre oito das dez metas estipuladas pelo CNJ
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Poder Judiciário de Rondônia já cumpriu oito, das 10 metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça.
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia já cumpriu oito, das 10 metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça. Uma delas, a de número 6, é referente à capacitação dos administradores de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas. Esse objetivo foi alcançado em novembro deste ano, com a formação de duas turmas para a realização deste curso de capacitação.
As metas do CNJ foram instituídas no início de 2009 aos órgãos ligados ao Poder Judiciário no Brasil. A meta 6 objetiva que o administrador de cada unidade judiciária busque qualidade, competência e o desempenho adequado, por meio de orientação e capacitação profissional, possibilitando flexibilização de pessoas em diversas funções. As rotinas devem ser implantadas até 31 de dezembro, para simplificar os procedimentos e acelerar os processos no Judiciário.
Para atender à meta 6, a Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal do TJRO (Decap) criou uma turma entre os dias 03 a 05 de novembro, formada por chefes de cartórios da capital e do Interior, e uma outra (16 a 21/11), formada por escrivães judiciais e oficiais distribuidores, oficiais contadores, administradores de fóruns, diretores de departamentos da Secretaria Judiciária e assessores de desembargadores. Em ambas as turmas foram ministrados cursos em gestão de pessoas e processos de trabalho.
Os participantes experimentaram a construção de um modelo de organização de ponta, com processos mapeados e constantemente melhorados, conforme metodologia específica. "A gestão de processos possibilitará a melhoria contínua e níveis cada vez mais elevados de excelência administrativa, o que trará inúmeros benefícios", enfatizou Carla Janaina Mendonça de Melo, diretora da Decap.
Após a capacitação, o Decap promoveu ainda oficinas que contaram com a participação de vários magistrados. "Acreditamos que os projetos desenvolvidos atenderam as especificações exigidas pela meta 6. De sorte que, a capacitação tanto de magistrados quanto de servidores, se tornou uma prioridade para esta administração", destacou a presidente do TJRO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro.
A determinação do CNJ veio ao encontro do que já havia sido estabelecido pelo Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia em 2007, anterior a publicação da Meta 6 em 2009.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!