O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Regis Wellington Braguin Silverio, cumpre agenda oficial em Vilhena nesta semana. A visita inclui participação em encontros com a comunidade e instituições de ensino, além de debates sobre estratégias de combate ao crime no Cone Sul do Estado.
Na noite desta quarta-feira, 17, Braguin participa de uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal, às 19h, com o objetivo de dialogar com a população sobre segurança pública. O comandante deve apresentar dados sobre a redução de crimes como roubos, furtos e homicídios, além de abordar o enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Segundo ele, Rondônia registra queda nos índices de homicídios, com expectativa de redução de 17% em relação ao último ano. Em Vilhena, os números apontam queda de aproximadamente 50% nos roubos e 30% nos furtos. Por outro lado, as ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas cresceram, em razão do aumento de apreensões realizadas pelas forças de segurança.
Braguin também destacou investimentos na estrutura da Polícia Militar, como a instalação de totens e módulos de monitoramento em Vilhena, que têm reforçado a atuação preventiva e o trabalho de inteligência. Ele explicou que os equipamentos funcionam como postos policiais tecnológicos, auxiliando na vigilância, no cruzamento de dados e no apoio às operações em conjunto com outras forças de segurança.
Questionado sobre a defasagem no efetivo da corporação, o comandante afirmou que ainda não há previsão para um novo concurso público, mas ressaltou que o governo estadual tem realizado investimentos na área, como reformas de quartéis, modernização tecnológica, capacitação de policiais e reajustes salariais.
Durante sua passagem por Vilhena, o coronel também comentou rumores de que seu nome poderia ser cogitado em um futuro projeto político, inclusive para a disputa ao governo do Estado. Ele ressaltou que está focado na missão de comandar a Polícia Militar, mas reconheceu que 'é movido a desafios' e que seu nome passou a ser mencionado em debates políticos sem que isso tenha partido de sua iniciativa.
A agenda em Vilhena segue nesta quinta-feira, 18, quando Braguin participará de encontro no auditório da Faculdade Favoo. O evento reunirá pais, alunos e o Comando Militar, com foco no fortalecimento das atividades educacionais e disciplinares dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar.