ESTRANGEIROS: MP monitora ações voltadas para comunidades de imigrantes

O Ministério Público tem tido uma preocupação com o grande número de crianças nos grupos familiares

ESTRANGEIROS: MP monitora ações voltadas para comunidades de imigrantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia está acompanhando a execução de políticas públicas para a defesa da cidadania e direitos humanos de comunidades de imigrantes, refugiados e apátridas em Porto Velho. Diante do intenso fluxo imigratório registrado na Capital, o MP tem atuado no monitoramento de ações que assegurem o acesso desse público a saúde, moradia e educação, verificando, em especial, o atendimento a crianças e adolescentes.
 
Na última quinta-feira (24/2), o Coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível (GAECIV), Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, esteve reunido com a secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf), Joelna Holder, ocasião em que obteve informações a respeito do trabalho realizado pelo Comitê de Atenção ao Imigrante, Refugiado e Apátrida (COMIRAP), instituído no âmbito do Município de Porto Velho.
 
Na ocasião, foi informado acerca das ações do organismo, que tem implementado medidas como a prestação de auxílio financeiro, disponibilização de moradia e acesso à educação, uma das preocupações do Ministério Público, considerando o grande número de crianças nos grupos familiares.
 
De acordo com os dados apresentados, uma das condições para o recebimento de benefícios dos programas do comitê é que as famílias assegurem a frequência de crianças e adolescentes na escola. A comunidade, que costuma ocupar espaços públicos da Capital, também têm sido assistida com moradia e apoio financeiro.
 
O Promotor de Justiça afirma que a atenção do MP à comunidade imigrante e refugiada tem o objetivo de garantir os direitos fundamentais dessas pessoas, assegurando acolhimento, inclusão e cidadania.
 
COMIRAP – O Comitê de Atenção ao Imigrante, Refugiado e Apátrida é formado por instituições públicas municipais e federais e, ainda, por quatro Organizações da Sociedade Civil. Tem como atribuições promover ações e coordenar as iniciativas de atenção, promoção e defesa dos direitos dos refugiados, imigrantes e apátridas no município de Porto Velho, sendo também responsável pela elaboração, implantação e monitoramento do Plano Municipal de Atenção a esse público, visando facilitar o acesso por parte dos estrangeiros às políticas públicas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS