“Trata-se mais de articulação política do que função parlamentar, então a ausência de respaldo legal me fez decidir não liberar diárias para a viagem”, explicou o gestor do Legislativo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na semana passada integrantes do Poder Legislativo de Alto Paraíso, município situado na região de Ariquemes, deram uma lição de comprometimento com a comunidade que os elegeu, decidindo custear do próprio bolso as despesas de deslocamento até a capital federal, onde foram acompanhar o Chefe do Executivo em busca de recursos.
O fato raro na política foi protagonizado pelos vereadores Edmilson Facundo (PSL), Professora Elissandra (DEM) – à esquerda e à direita na imagem principal, alem de Cláudio Cavalcante (DEM), e foi ressaltado pelo prefeito João Pavan (DEM) – no centro da foto.
A idéia de acompanhar o prefeito à capital federal em sua primeira viagem após assumirem os mandatos surgiu ainda antes da posse, na carreata da vitória, logo após as eleições. “Naquela ocasião o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), que prestigiava o desfile, fez o convite”, como relembrou a vereadora Elissandra ao Extra de Rondônia.
O problema, afirmou Facundo, presidente da Câmara de Vereadores de Alto Paraíso, é que existe uma recomendação do Tribunal de Contas acerca da legalidade e necessidade de gastos com diárias para este tipo de viagem, uma vez que parlamentares municipais não teriam atribuição formal de captar recursos junto ao governo federal.
“Trata-se mais de articulação política do que função parlamentar, então a ausência de respaldo legal me fez decidir não liberar diárias para a viagem”, explicou o gestor do Legislativo.
No entanto, eles decidiram que a viagem era necessária e seria importante para o Município, uma vez que o apoio dos vereadores ao prefeito junto às suas bancadas no Congresso Nacional serve como importante suporte ao encaminhamento de demandas. Por isso, eles decidiram custear a viagem usando recursos pessoais.
A iniciativa dos três vereadores contou com estímulo dos demais integrantes da Casa de Leis, que aproveitaram a ocasião para encaminhar através deles pedidos de recursos a deputados federais e senadores, além do suporte de Coronel Chrisóstomo – “que foi pessoalmente nos buscar no aeroporto de Brasília e nos hospedou em sua própria casa”, como destacou a Professora Elissandra, e colaboração do prefeito João Pavan, que “rachou” suas diárias para garantir a alimentação de todos. “Procuramos comer em lugares mais simples, com preços mais acessíveis, e deu para custear nossas despesas com as minhas diárias”, disse o Chefe do Executivo.
O resultado prático da viagem foi o encaminhamento de dezenas de ofícios em todos os gabinetes da bancada federal, num total de cerca de vinte e cinco pedidos de atendimento de demandas que atendem os mais diversos setores da administração pública, em particular as estradas rurais, saúde, educação, infraestrutura, e melhorias nas dependências da sede do Legislativo, totalizando milhões de reais em pedidos de investimentos. A comitiva alto-parisiense também esteve em diversos organismos do governo federal, inclusive no Comando Geral do Exército Brasileiro.
De concreto os vereadores já trouxeram a garantia de recursos para obras de instalação de uma UBS, aquisição de ônibus para deslocamento de estudantes universitários entre Alto Paraíso e Ariquemes, e instrumentos para a fanfarra municipal.
“Em tempos de crise econômica e grande demanda de recursos para a saúde em função da pandemia, a ação desses vereadores mostra claramente o comprometimento do Legislativo com a nossa população e a sintonia que existe com o Executivo, deixando evidenciado que há união entre os Poderes para buscar melhorias ao povo de Alto Paraíso. Por isso em nome de nossa população agradeço o apoio dado à administração nesta tão importante viagem”, ressaltou o prefeito João Pavan.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!