COVID-19: Vilhena se prepara para possíveis casos graves e terá 10 novos leitos de UTI

Com recursos do Ministério da Saúde, a decisão foi publicada na Portaria n° 861 de 17 de abril de 2020 que também contemplou Cacoal

COVID-19: Vilhena se prepara para possíveis casos graves e terá 10 novos leitos de UTI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Vilhena terá mais leitos de UTI disponíveis para receber os possíveis casos graves de covid-19. Após protocolar o pedido junto ao Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a boa notícia de que o Ministério da Saúde irá custear 10 leitos de UTI em Vilhena especificamente para atendimento a casos do novo coronavírus. A decisão foi publicada na Portaria n° 861, de 17 de abril de 2020, que também contemplou Cacoal, Ariquemes e Porto Velho com leitos adicionais.


 
Em relação aos leitos de UTI especificamente para covid-19, a Prefeitura de Vilhena, tem seis respiradores, a Unimed doou três e o Sicoob doou 5, sendo que três destes ainda devem chegar. Portanto, atualmente temos 11 leitos que poderão se tornar 15 em breve. O recurso que conquistamos com essa portaria vai nos ajudar muito na manutenção desses leitos para garantir que mais pacientes que evoluam para estado grave tenham atendimento adequado”, explica o prefeito Eduardo Japonês.


 
O documento, publicado no Diário Oficial da União, estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos da Saúde, a ser disponibilizado ao Estado de Rondônia, em parcela única, no montante de R$ 7,4 milhões. A divisão será feita entre as quatro cidades contempladas, porém os critérios para a distribuição ainda não foram divulgados.


 
Além dos 10 leitos em Vilhena, a portaria autoriza recursos para 19 leitos em Porto Velho, 16 em Cacoal e 6 em Ariquemes, totalizando recursos para 51 leitos em Rondônia. A habilitação ocorre de forma excepcional e tem o prazo de 90 dias, considerando o estado de emergência em saúde pública.


 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilhena está se estruturando cada vez mais para garantir leitos. A Secretaria Municipal de Saúde está licitando outros 10 leitos. Apesar das dificuldades de conseguir equipamentos, insumos e materiais em geral no país, devido à escassez dos materiais, os processos de compra estão andando. Se essa compra se concretizar, Vilhena terá 25 leitos específicos para covid-19, o que é mais do que muitos grandes hospitais do Estado.


 
CENTRAL DA COVID-19


Atualmente os casos suspeitoscom sintomas graves, e quaisquer paciente confirmado que venha a apresentar sintomas graves, têm à disposição a Central de Atendimento à Covid-19 no prédio da UTI Neonatal. No espaço há 26 leitos de internação comuns e outros 11 de UTI. Os leitos são ativados conforme a necessidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS