MEDO: Vento força piloto a fazer manobra de emergência antes de aterrissar avião

Outras pessoas que estavam no aeroporto chegaram a filmar a manobra aérea, que pode ter evitado uma tragédia

MEDO: Vento força piloto a fazer manobra de emergência antes de aterrissar avião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um avião da companhia aérea Azul, que iria aterrissar no aeroporto de Vilhena, no início da tarde desta quarta-feira, 05, precisou arremeter quando já estava na cabeceira da pista. 



Segundo uma mulher que estava no local, aguardando o desembarque de uma amiga, o procedimento de emergência foi adotado, segundo comentários de pessoas ligadas à empresa, por causa de um “vento de cauda”.

 


A aeronave, que poderia sofrer avarias ao após tocar o solo, por causa desse tipo de fenômeno meteorológico, precisou dar uma outra volta sobre a cidade antes de pousar. O avião vinha de Cuiabá e a nova descida foi tranqüila, sem qualquer problema.

 


Outras pessoas que estavam no aeroporto chegaram a filmar a manobra aérea, que pode ter evitado uma tragédia.

 



VENTO DE CAUDA


A regra é clara: com vento de cauda acima do limite, não resta alternativa ao piloto senão arremeter.



Um acidente registrado dez anos atrás na aviação comercial, causado pela insistência da tripulação em executar o pouso com vento de cauda muito forte é usado até hoje como parâmetro por pilotos brasileiros. 



Os tripulantes não levaram em conta o coeficiente de frenagem da pista, reduzido por condições operacionais marginais e pela chuva sobre o aeroporto. O relatório foi divulgado pela internet e traz detalhes sobre a ocorrência registrada em 22 de dezembro de 2009, no Aeroporto Internacional de Kingston, na Jamaica. O Boeing 737-800 (N977AN), da American Airlines, executando o voo 331, procedente de Washington e Miami, ultrapassou o final da pista e partiu em três pedaços. Felizmente ninguém perdeu a vida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS