Foram abertas cinco vagas para Candeias que já foram preenchidas. Para não haver descontinuidade no atendimento, médicos da atenção básica foram remanejados.
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Diante das mudanças anunciadas pelo Governo de Cuba no último dia 14 de novembro, que anunciou a retirada de quase 9 mil médicos cubanos do Brasil, a Prefeitura de Candeias do Jamari e a Secretaria Municipal de Saúde fizeram mudanças para garantir o atendimento médico-hospitalar à população da cidade. “Remanejamos médicos da atenção básica para garantir os atendimentos já agendados e fizemos uma escala de profissionais, o que mantêm os serviços normais no Santa Izabel nos turnos da manhã e tarde”, destacou o secretário municipal adjunto de Saúde, Jarbas Bandeira.
Uma boa notícia também surgiu logo após o anúncio do governo cubano e o lançamento do edital pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (19): foram abertas cinco vagas para Candeias do Jamari e todas foram preenchidas, garantindo a contemplação do município na primeira semana de dezembro, provavelmente no dia 03/12.
Entenda as mudanças
No dia 14 de novembro, o Governo de Cuba anunciou a decisão de interromper a participação no programa Mais Médicos, que acontecia por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.
O Ministério da Saúde publicou o Edital nº 18, de 19 de novembro de 2018, para a adesão de médicos ao programa de provisão de médicos do Ministério da Saúde – Projeto Mais Médicos para o Brasil. Este edital tem por objeto realizar chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, nos termos do art. 13, §1º, inciso I da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, e do art. 18, §1º, inciso I, da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!