Já foram realizados sete ações no estado, sendo a última atendendo o baixo Madeira em São Carlos e, em dezembro, será realizado no município de São Francisco do Guaporé
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar/RO, reuniu todas as colaboradoras com o intuito de unir forças e oferecer apoio para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama e também despertar a conscientização das mulheres sobre a realização dos exames preventivos.
Por iniciativa do superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, as colaboradoras da regional vestiram-se de rosa em demonstração de apoio a está nobre campanha do outubro Rosa. “É uma oportunidade para unirmos forças contra essa doença que atinge milhares de mulheres, e ao mesmo tempo fortalecer junto às nossas colaboradoras a necessidade de autoexame. Ações de saúde preventiva podem salvar vidas, além de promover a qualidade de vida de um modo geral”, comentou Elmerson.
O Trabalho de prevenção do câncer de colo de útero já é realizado pelo Senar-AR/RO a mais de 10 anos no Estado de Rondônia, por meio do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. “Esse ano já realizamos mais de 800 exames preventivos de câncer do útero em oito municípios do estado”, explica . Os exames são entregues em no máximo 30 dias e os que apresentam alterações são encaminhados para especialistas”, informa o coordenador Alex Oliveira Lima.
Saúde da Mulher Rural
“O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras”, informa Hélio Dias, presidente do Senar e Faperon.
As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural.
“Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas, a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva”, complementa Hélio Dias.
O projeto
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), além da qualificação profissional dos produtores e trabalhadores através da oferta dos cursos de PD e FPR, preocupa-se também com a qualidade de vida do homem do campo como um todo.
Dessa forma, reconhecendo que saúde é parte imprescindível da vida, a Instituição realiza o programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural”, que é uma iniciativa do SENAR Central, que visa fortalecer a saúde de homens e mulheres do campo de preventiva e educativa.
Os programas fazem parte da área de Promoção Social (PSA), que busca ofertar ao homem e a mulher rural, orientações sobre como manter a saúde, prevenir doenças e identificar patologias antes que estas assumam grandes proporções. Tais ações perpassam desde palestras educativas sobre saúde preventiva até a realização de exames mais específicos para ambos os gêneros.
Tais ações buscam prevenir e alertar a população rural sobre as doenças, das simples as mais complexas, oportunizando assim a busca do tratamento em tempo hábil. Além da realização de exames, no dia da culminância do programa, são ofertadas a mulheres do meio rural, recreação, palestras e orientações sobre tema relevantes à saúde e prevenção de doenças.
Esta iniciativa conta com importantes parceiros, objetivando alcançar o maior número produtores (as) possível, em todos os municípios do Estado seguindo o cronograma de execução para casa PAT (Planejamento Anual do Trabalho), sendo que Senar/AR/RO, a cada ano busca aumentar o número de atendimentos oferecidos, fomentando assim, a qualidade de vida do homem e da mulher do meio rural.
“Promover a qualidade de vida através da saúde preventiva de homens e mulheres rurais, este é real objetivo de nossas ações”, comenta o Presidente do Senar e Faperon.
Objetivos Específicos
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!