TERRAS INDÍGENAS: PF deflagra 2ª fase da Operação “Warã” de combate exploração ilegal de madeiras

Na deflagração da operação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva e três madeireiras foram fiscalizadas

TERRAS INDÍGENAS: PF deflagra 2ª fase da Operação “Warã” de combate exploração ilegal de madeiras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Delegacia de Polícia Federal (PF) de Ji-Paraná/RO deflagrou nesta sexta-feira, 28, a 2ª fase da Operação Warã, com o apoio do IBAMA, com objetivo de coibir a prática de exploração ilegal de madeira nas Terras Indígenas Igarapé Lourdes e Sete de Setembro.

 

Os alvos da operação são cinco madeireiras localizadas nos municípios de Ji-Paraná/RO e Rondolândia/MT.

 

Na 1ª fase da Operação Warã, deflagrada em 21 de setembro de 2017, foram presas cinco pessoas e cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em residências, madeireiras e serrarias de Ji-Paraná/RO, Ministro Andreazza/RO, Porto Velho/RO e Rondolândia/MT.

 

A Polícia Federal constatou que, mesmo após a Operação Warã, parte dos madeireiros investigados continuavam extraindo madeira das terras indígenas.

 

O principal madeireiro que havia sido preso na 1ª fase da Operação Warã teve liberdade provisória concedida pela Justiça, com o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de ingressar em terras indígenas. Apesar das medidas impostas, a Polícia Federal identificou que o madeireiro continuou praticando crimes e representou por nova prisão preventiva.

 

As toras extraídas ilegalmente eram serradas em madeireiras situadas próximas às terras indígenas e encaminhadas para um depósito de madeira em Ji-Paraná, que “regularizava” a madeira com documentação falsa.

 

Na deflagração da operação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva e três madeireiras foram fiscalizadas. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

 

Participaram da operação 22 Policiais Federais e nove fiscais do IBAMA.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS