O recurso pode ser usado para comprar equipamentos e melhorar as condições de produção
Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pequenos produtores rurais de Cacoal receberam a primeira parcela do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, nesta quinta-feira (20). Criado para estimular a geração de trabalho e renda de famílias que vivem em áreas rurais, em vulnerabilidade social, o Programa destina R$2.400,00 para cada família. O recurso pode ser usado para comprar equipamentos e melhorar as condições de produção.
O casal Valdirene e Marciel da Silva estão entre as famílias beneficiadas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. O casal já sabe como irá investir o recurso. “Nós vamos investir no café clonal. A Emater já nos deu 2.500 mudas, já plantamos e vamos usar esse dinheiro agora para comprar insumos, adubos e investir na irrigação”. Até então, a renda familiar de Valdirene e Marciel, que tem dois filhos, vinha quase que exclusivamente da criação de galinhas.
“A gente planta mandioca e cria galinha. O que rende mesmo pra gente é a venda de galinhas, de porta em porta”, por semana, segundo Marciel, são vendidas aproximadamente 50 galinhas, a R$25,00 cada. Tanto Valdirene como Marciel estão animados com a plantação e o cultivo das 2.500,00 mudas de café no único alqueire de terra do casal, localizado na Linha 6, área rural de Cacoal.
Presente ao evento, que promoveu a liberação da primeira parcela do recurso, o governador Daniel Pereira enfatizou a importância do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, desenvolvido pelo Governo Federal, com apoio do Governo do Estado de Rondônia.
“Este é um programa voltado ao pequeno produtor. Para outras pessoas, esse valor poderia ser irrisório, mas para vocês, que estão aqui hoje, este recurso vai fazer a diferença na produção rural. Vocês farão bom uso e vão usar com muita sabedoria, pelo bem da família de vocês”, destacou o governador.
Os recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais destinam-se às famílias em situação de vulnerabilidade, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que exerçam atividades, de agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, que se enquadrem nas disposições, ou pertençam a comunidades tradicionais e povos indígenas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!