Feira agropecuária movimenta mais de 50 milhões na economia regional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A maior feira agropecuária do Norte do País, a Expojipa – Exposição, Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná têm nova data definida pela Associação Rural de Rondônia (ARR). A edição de 2018 será realizada no período de 26 a 30 de setembro no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, com cavalgada prevista para o dia 23, domingo, pelas principais ruas e avenidas da cidade. A mudança, de julho para setembro, é decorrente do grande volume de eventos entre maio e junho; redução de custo na contração de shows e desfalque de público no Parque devido aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no mês de junho.
“Essa mudança foi uma decisão coletiva da diretoria da ARR. Entendemos que nesse período existe uma grande quantidade de eventos na região, que desfalca e inviabiliza a realização de algumas feiras agropecuárias no Estado. Ao optarmos pela mudança, pesou muito em nossas decisões os impactos econômicos negativos que evitaríamos e a economia nas receitas com a contração de shows, em mais de 40%, por não se tratar de um período de grandes eventos”, disse Sérgio Ferreira, presidente da ARR.
A Expojipa é uma feira que movimenta mais de R$ 50 milhões na economia regional, e que no ano passado sentiu os efeitos da recessão economia no País, decorrente crise economia brasileira. “Há um dito popular, que diz: Gato escaldado tem medo de água fria. O que justifica nossas decisões. Em 2014, quando jogos da Seleção Brasileira ocorreram na Copa do Mundo tivemos queda considerável na movimentação no Parque de Exposições, e olha que naquele período não tínhamos a Rondônia Rural Show (ARR) e outros eventos ligados a cadeia do Agronegócio”, afirmou Sérgio dizendo ainda, que “tudo que é novidade causa estranheza, mas temos a plena confiança, que alcançaremos nossos objetivos com 39ª Expojipa”.
A feira que já recebeu mais de 200 mil pessoas no Parque de Exposições movimentou no ano passado, quase R$ 14 milhões em leilões. Fator decisivo para, que pecuaristas do Rio Branco (AC) confirmassem a participação na edição de 2018. Além deles, parcerias com a Emater para realização do Concurso Leiteiro e com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para realização do Espaço Multissetorial estão sendo alinhadas pela ARR.
A 39ª Expojipa com slogam “Rumo aos 40 anos - A melhor de Rondônia” terá grandes atrações musicais. Nomes de peso da música sertaneja e popular brasileira, que serão divulgados no Lançamento da Feira, que contará com rodeios, espaço para entretenimento, show de prêmios, julgamento e leilões de gado, team roping, prova do tambor, palestras e praça de alimentação. Serão cinco dias de Expojipa no Parque de Exposições Hermínio Victoreli.
“Vamos otimizar bem o uso dessa estrutura, para termos eventos à tarde e a noite voltados à pecuária de corte e de leite. Queremos trazer profissionais com palestras sobre confinamento; boi gordo e carne bovina, tendências de manejo de gado e planejamento e uso da nutrição animal. Não queremos simplesmente uma festa, mais sim um evento que agrega a cadeia do agronegócio”, declarou Sérgio Ferreira, presidente da ARR.
Valores de ingressos individuais e passaportes ainda não foram definidos pela Associação Rural de Rondônia,que comemora um feito histórico na Expojipa, o resgate da feira no mesmo de setembro,como era na década de 1980,em suas primeiras edições.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!