OPERAÇÃO CYBER-CUPIM: Vereador é preso suspeito de incentivar desmatamento

Conforme a Polícia Civil, além do vereador, um servidor da Idaron, empresários e madeireiras estão envolvidos

OPERAÇÃO CYBER-CUPIM: Vereador é preso suspeito de incentivar desmatamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Um vereador de Campo Novo de Rondônia foi preso na manhã desta terça-feira (03) durante a Operação ‘Cyber-Cupim’, deflagrada pela Polícia Civil. A ação aconteceu também no município de Buritis. Segundo a Polícia, os suspeitos fomentam o desmatamento nas áreas da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim fraudando o sistema da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

 

Na casa do vereador, que não teve a identidade revelada, foram apreendidas três espingardas e diversas munições de calibre 38.

 

De acordo com os delegados responsáveis pela operação, a polícia efetua uma força-tarefa na região da unidade de conservação em parceria com o Sedam há cerca de seis meses. As investigações culminaram em outras três operações, como a Terra Prometida, que efetuou oito prisões em setembro de 2017.

 

Desde o início da manhã os policiais cumprem 13 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão e um mandado de afastamento da função pública.

 

Conforme a Polícia Civil, entre os envolvidos estão um servidor da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), um vereador de Campo Novo de Rondônia, além de empresários e madeireiras nos dois municípios.

 

A operação conta com um efetivo de 30 agentes civis, Polícia Militar Ambiental (PMA) e técnicos da Sedam para o cumprimento de 13 mandados judiciais nos dois municípios.

 

O principal objetivo da ação é combater uma quadrilha especializada em praticar fraudes no sistema de controle de créditos, que é responsável pela emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) utilizado pela Sedam. Além de invasores ilegais nas respectivas áreas da reserva de proteção ambiental.

 

Segundo o coordenador de unidades de conservação da Sedam, engenheiro florestal Denilson Trindade Silva, três armas de fogo e diversas munições de calibre 38 foram apreendidas na residência do vereador de Campo Novo.

Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS