Ação para anular auxílio-alimentação de vereadores será entregue na próxima semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O advogado vilhenense Caetano Neto, presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia, visitou a redação do Extra de Rondônia nesta quinta-feira, 29, e afirmou que a petição que busca convencimento jurídico visando declaração de nulidade do artigo 4º da Resolução nº 198/17 que concede auxílio-alimentação aos Vereadores de Cerejeiras no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais e que sejam condenados a restituir os valores até agora recebidos já está disponível para assinatura de eleitor da cidade e em seguida será apresentada no juízo da cidade.
Caetano esclarece que “Embora com atraso, mas nunca é tarde para a devida medida judicial, estamos com a peça jurídica finalizada e a Lei de Ação Popular (nº 4.717, de 29/06/1965), independente de representação da entidade, requer seja subscrito por eleitor da cidade e em razão disso, estamos em contato com cidadãos na cidade no objetivo de somar com a associação para promover a respectiva ação e alcançar judicialmente o fim desse benefício que afronta a ética e moralidade na coisa pública”.
De acordo com a direção da associação, “a concessão aos Vereadores fere, além do princípio da ética e da moralidade com a coisa pública, afronta também os dispositivos jurídicos que deram origem ao auxílio-alimentação, sendo que, o benefício tem objetivo subsidiar as despesas com alimentação do trabalhador, conforme preconiza o art. 458 da CLT”, afirmou o presidente.
O advogado asseverou que “no caso dos Vereadores de Cerejeiras é bizarro imaginar que tais mandatários, que não são trabalhadores, não tem horários definidos de suas atividades, querer fazer uso desse expediente permissivo na legislação previsto para trabalhadores e receber verba pública com a justificativa que precisam de valor pecuniário para custear despesas com alimentação. Em nada se relaciona a atividade de Vereador com o princípio da concessão de auxílio-alimentação para o exercício de seu mandato.”
Ao final, Caetano alfinetou: “Essa medida é vergonhosa, é afirmar que o povo de Cerejeiras é conivente com tal imoralidade e mais, é certo que a manobra é uma maquiagem revestida de pseudo legalidade mas que tem o viés de aumentar a remuneração dos Vereadores. Somente uma mente insana e/ou analfabeta pode acreditar que eles precisam, merecem ou que tem direito de receber auxílio-alimentação.”
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!