Vegetal sorgo causa morte por intoxicação em animais

Vegetal sorgo causa morte por intoxicação em animais

Vegetal sorgo causa morte por intoxicação em animais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 19/09, um produtor rural morador da linha 201, após perceber que três de seus animais bovinos (vacas) estavam mortos, acionou por telefone a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV, da Idaron de Ouro Preto do Oeste. 
Os médicos veterinários Andressa Araujo, Fernando Plaszezeski, juntamente com o técnico agrícola Gilman Moretto se deslocaram até a propriedade do solicitante, e ao chegarem constataram a morte dos três bovinos. Após realizarem a necropsia em dois dos animais encontraram uma quantidade significativa de um vegetal conhecido como sorgo em seus aparelhos digestivo (rúmen).
Conforme explicou o produtor, antes das mortes, eles pastavam em um local onde havia o referido vegetal (sorgo) ainda em fase de rebrota, que media aproximadamente 20 centímetros de altura.
Com as informações obtidas pelo proprietário da propriedade onde ocorreram as mortes e com os materiais encontrados no rúmen dos bovinos, Andressa concluiu que o consumo do sorgro certamente causou a morte por intoxicação.
A médica veterinária alerta que o sorgo pode representar perigo para os animais, pois é tóxico em sua fase de rebrota, principalmente durante as suas primeiras sete semanas, e que a intoxicação tem evolução aguda com sintomas aparecendo em até 15 minutos e morte logo após.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS