O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Assistência Social do Estado está fortalecendo as suas políticas públicas para as populações ribeirinhas.
Com esse objetivo, foram fretados dois barcos para fazer uma viagem a cada mês com moradores do Baixo Madeira e do Vale do Guaporé que precisam se locomover até Porto Velho e Guajará – Mirim, respectivamente.
A secretária da Seas, Tânia Pires, participou de reunião nesta semana com a tripulação do barco que sai de Porto Velho com destino aos rios Machado e Rio Preto e com os moradores do Vale do Guaporé, a bordo do barco que saiu de Guajará – Mirim.
Na oportunidade, ela explicou que a administração estadual está disponibilizando o barco tanto para atender a população que precisa adquirir produtos nos centros comerciais de Porto Velho e Guajará como comercializar a sua produção agrícola na zona urbana. “Visitamos Guajará – Mirim para acompanhar o embarque de um técnico da Seas, que viajou no barco para realizar um diagnóstico sócio – econômico das comunidades ribeirinhas”, explicou Tânia Pires.
Segundo ela, a Seas é o órgão gestor da Assistência Social do Estado, e por isso sua equipe técnica tem que está acompanhando as ações, mesmo àquelas que são da orçada do município. “Se o nosso técnico identificar escolas e posto de saúde, por exemplo, sem atendimento eficaz, vamos tomar providência quando for da esfera estadual, mas quando for de responsabilidade municipal enviaremos uma correspondência solicitando que gestor municipal nos ajude nessa missão”, observou a titular da Seas.