ATAQUE CRIMINOSO: Escola indígena do povo Puruborá foi destruída por incêndio

Líderanças denunciam ameaças constantes e notícias falsas com discurso de ódio contra indígenas

ATAQUE CRIMINOSO: Escola indígena do povo Puruborá foi destruída por incêndio

Foto: Reprodução Instagram

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
11 pessoas reagiram a isso.
Na noite dessa segunda-feira (20) a Aldeia Aperoí, do povo indígena Puruborá localizada no km 32 da BR-429 em Rondônia foi novamente alvo de ataques. Durante a escuridão da noite, criminosos atearam fogo nos fundos da escola indigina Ywara Puruborá. O fogo consumiu toda a maloca tradicional que abrigava a escola.
 
O espaço não era somente uma escola, mas também, um espaço sagrado e coletivo construído com o esforço e união de toda a tribo. A maloca servia de coração espiritual e cultural do povo onde todos se reuniam em momento de memória, resistência e reafirmação de sua cultura e ancestralidade. O fogo não destruiu apenas uma cabana de palhas, mas apagou um pouco de história dos que ali passaram.
 
Esse ataque se junta a uma sequência de ameaças e agressões. No último sábado tiros foram disparados contra a residência da Cacica, na tentativa de intimidar e calar as lideranças que reivindicam os direitos de sua etnia.
 
Os indígenas acusam autoridades políticas locais de espalharem desinformação e propagarem o discurso de ódio para diminuir a luta do povo Puruborá. A resistência do povo indígena utiliza das redes sociais de organizações e associações para denunciar os atentados e buscar por justiça.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS