Na próxima sexta-feira (17), o auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Guajará-Mirim, será palco do lançamento oficial do projeto da Ponte Binacional Brasil–Bolívia, que ligará Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerín, na Bolívia.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa vencedora da licitação irão apresentar os detalhes técnicos e ambientais da obra às populações de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
A construção da ponte representa um marco histórico para a integração regional, criando um corredor logístico estratégico entre os dois países, que facilitará o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico e da Bolívia ao Atlântico.
O projeto, que remonta ao Tratado de Petrópolis de 1903, prevê também a instalação de um complexo de fronteira com infraestrutura alfandegária e de transporte.
O senador Confúcio Moura teve papel decisivo na viabilização da obra, considerada um avanço na integração física e econômica da Amazônia com os mercados internacionais. “Uma obra que simboliza integração, desenvolvimento e novas oportunidades para toda a região”, declarou o senador.