O álbum de rap 'Substrato 2', lançado e produzido pelo renomado produtor DJ Caique, distribuído pela Sony nesse último dia (29), conta com 22 músicas de artistas de nove estados brasileiros: Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O DJ Caique, que assina o álbum 'Substrato 2', é um renomado produtor do rap brasileiro, tendo produzido clássicos de artistas como MV Bill, Emicida, Rashid, Cynthia Luz, Nocivo Shomon, Kmilla CDD e Projota.
A música dos representantes rondonienses se chama 'O Rastro da Destruição', é a 12ª do álbum, ela aborda de forma coesa e crítica temas que afligem problemas críticos em Rondônia como as queimadas, poluição dos rios e desmatamento. A faixa tem a participação de Mano André, Carlos Mossoró e NeyMura.
'O Rastro da Destruição' marca o retorno do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia, que foi criado no ano de 2003, buscando priorizar as questões ambientais e os ritmos amazônicos dentro da batida do rap. Desde a pandemia, as atividades foram paralisadas em Rondônia, mas o movimento agora retorna buscando pautar um rap focado em questões ambientais.
Ao Rondoniaovivo o RAPentista Carlos Mossoró diz 'Agradeço ao Mano André, que foi primeiro rapper de Rondônia que participou de uma faixa do Coligações Expressivas, um dos projetos do DJ Caique e multiplicou essa oportunidade, mostrando o espírito de coletividade do hip hop'.
Já Mano André complementa 'Fiquei muito honrando em fazer parte do projeto, além de ser produzido por um dos melhores produtores do país, o projeto traz a oportunidade de colocar na cena novos e antigos artistas do hip hop. A faixa 'O Rastro da Destruição' trouxe a oportunidade de uma temática que é atual, porém que é pouco difundida.'