DESTAQUE NACIONAL: Ferramentas criadas no projeto GeoRondônia são apresentadas na sede do Incra

DARC, Plugin GeoRondônia, Chat Fala GEO e Planilha PIIP foram as ferramentas desenvolvidas

DESTAQUE NACIONAL: Ferramentas criadas no projeto GeoRondônia são apresentadas na sede do Incra

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Técnicos do projeto GeoRondônia apresentaram ferramentas tecnológicas na sede do Incra, em Brasília, com o objetivo de discutir a utilização em sistemas e rotinas do Incra em nível nacional, como gestão ambiental, cartografia, atendimento ao público e monitoramento de indicadores.
 
Criadas no âmbito do projeto GeoRondônia, as soluções foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre o Incra e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Colorado do Oeste, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). A iniciativa, que alia inovação tecnológica, responsabilidade social e uso eficiente de recursos públicos, tem despertado o interesse de setores técnicos da autarquia pela sua aplicabilidade em escala nacional.
 
Participaram das agendas, de 30 de junho a 4 de julho, os professores Valdir Moura e Uberlando Leite, do Ifro, acompanhados dos colaboradores Mychelle Novais, Maik Rodrigues e Barbara Tavares, além do servidor do Incra RO, Antônio Heller, da Coordenação de Gestão Ambiental do Incra, e da coordenadora técnica do projeto, Dra. Ranieli dos Anjos, que participou de forma remota. Também acompanharam os encontros equipes das áreas de Cartografia e Gestão Ambiental da sede nacional.
 
Entre as ferramentas apresentadas está o DARC (Diagnóstico Ambiental Rápido e Contínuo), criado para avaliar passivos ambientais em áreas rurais, fornecendo subsídios técnicos para ações de monitoramento e fiscalização ambiental em assentamentos, com foco na autonomia do Incra nesse tipo de análise. Também foi apresentado o Plugin GeoRondônia, já disponível gratuitamente no QGIS, que permite correção de geometrias inválidas, geração de arquivos adequados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e criação de ODS para projetos com grande volume de dados.
 
Outra ferramenta em destaque é o Chat Fala GEO, canal de comunicação criado para que beneficiários possam consultar processos, enviar documentos pendentes e esclarecer dúvidas, aproximando o projeto e o Incra do público da reforma agrária. Por fim, foi demonstrada a Planilha PIIP, que organiza dados de metas e indicadores, alimentando a plataforma Fala GEO e permitindo consultas rápidas e orientadas.
 
Elas foram todas desenvolvidas no laboratório de processamento de dados do GeoRondônia, no IFRO – campus Colorado do Oeste, sob a coordenação de Valdir Moura, Ranieli dos Anjos e Aldo Max. As soluções foram criadas com o objetivo de atender demandas reais do Incra e facilitar o trabalho em campo e no atendimento aos beneficiários da reforma agrária.
 
A coordenadora técnica do projeto, Ranieli dos Anjos, destacou que o trabalho da equipe sempre teve como foco entregar soluções práticas para melhorar a atuação do Incra junto às famílias assentadas. "A possibilidade de que essas ferramentas sejam usadas em todo o Brasil é o resultado da nossa dedicação e comprometimento", afirmou.
 
O professor Valdir Moura reforçou que o projeto é modelo não só em inovação, mas também em responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Segundo ele, "além de ser modelo em execução, pois ampliamos significativamente o quantitativo de assentamentos com o mesmo recurso, somos modelo em inovação tecnológica, porque nos preocupamos em fazer bom uso do recurso público".
 
O superintendente regional do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, ressaltou que o GeoRondônia representa um avanço concreto na modernização da política de reforma agrária. "A tecnologia é uma aliada fundamental para garantir mais eficiência, transparência e capilaridade às ações do Incra. O GeoRondônia é um exemplo de como é possível transformar boas ideias em ferramentas práticas e acessíveis que fortalecem a gestão e, principalmente, melhoram o atendimento ao agricultor assentado. A dedicação das equipes do Ifro e do Incra em Rondônia tem proporcionado soluções de ponta, desenvolvidas com sensibilidade social e rigor técnico. É motivo de orgulho saber que um projeto criado em Rondônia está sendo considerado para uso nacional", afirmou.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS