O transtorno depressivo persistente (TDP) é diferente da depressão clínica. Se alguém se acostumou com seus sentimentos básicos de tristeza, pode nem perceber que alguma coisa está errada. O TDP é uma forma crônica e persistente de depressão que acompanha o paciente por pelo menos dois anos. Mas como saber se você ou alguém que você ama está sofrendo desse transtorno?
O transtorno depressivo persistente é uma forma de depressão crônica. Sentimentos de tristeza e desesperança são constantemente vivenciados. Embora os sintomas presentes no transtorno depressivo persistente (TDP) possam se assemelhar aos de outros transtornos, o que mais o define é a quantidade de tempo que o paciente apresenta esses sintomas.
Como alguém com TDP tem sentimentos negativos constantes por muito tempo, a condição interfere na vida normal, nos relacionamentos, no emprego e na escolaridade.
Falta de apetite
Ter pouco apetite ou nenhum apetite, assim como comer demais, são sintomas de que os sinais químicos no corpo estão fora de sintonia e isso pode ser um sintoma de transtorno depressivo persistente.
Tristeza
Todo mundo fica desanimado de vez em quando ou depois de um evento difícil. Isso é normal. No entanto, alguém com TDP sempre se sentirá triste, não importa o que aconteça.
Insônia
Ter dificuldade para dormir (insônia) ou dormir demais são outros sintomas do transtorno depressivo persistente.
Pouca energia
Quando a energia está baixa, não conseguimos ter o melhor desempenho. Alguém com TDP se sentirá cansado o tempo todo ou terá pouca energia para cumprir suas responsabilidades.
Baixa auto-estima
No curso normal da vida, a falta de confiança pode nos abalar de vez em quando. Porém, se você sofre de transtorno depressivo persistente terá uma autoestima muito baixa.
Sem esperança
Quando não se tem esperança, só há desespero. A depressão persistente se parece quando não há nenhuma esperança em relação à vida e ao mundo por um longo período de tempo.
Dificuldade de concentração
É muito difícil tomar decisões se você não consegue se concentrar. O TDP pode dificultar a concentração, causando sofrimento ao paciente.
Dormência emocional
Sentir-se emocionalmente controlado e entorpecido não é normal. Alguém com transtorno depressivo persistente pode estar tão acostumado a ser assim que não reconhece que algo está errado.
A depressão pode acontecer a qualquer momento
A depressão não discrimina. Pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento. Cerca de 2,5% dos norte-americanos, por exemplo, experimentarão TDP em algum momento da vida.
Circuitos cerebrais
Não está claro exatamente o que causa o transtorno depressivo persistente. Acredita-se que uma causa potencial possam ser as alterações nos circuitos do cérebro, em particular, os níveis mais baixos de serotonina.
Trauma
Eventos de vida traumáticos e estressantes, como dificuldades financeiras ou a morte de alguém próximo, podem ter um efeito contínuo na saúde mental e também na química cerebral, que se manifesta como TDP.
Concussão
Eventos que causam traumas físicos graves ao cérebro, como uma concussão, também podem desencadear problemas ou dificuldades de saúde mental.
História familiar
O TDP é um transtorno de humor complexo. Ter histórico familiar aumenta as chances de sofrer com isso, algo muito semelhante a outros problemas de saúde.