DESEMPENHO: Por que as pessoas estão tomando bicarbonato de sódio antes do treino?

Saiba se o composto realmente funciona ou se é mais um mito da internet

DESEMPENHO: Por que as pessoas estão tomando bicarbonato de sódio antes do treino?

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Praticar atividade física oferece muitos benefícios à saúde e com o crescimento do mundo fitness na internet, muitas pessoas estão investindo em um estilo de vida mais ativo. Nesse meio, sempre surgem novas dicas de suplementos e alimentos que ajudem o desempenho durante os treinos.  
 
Dessa vez, o produto que está em alta é o bicarbonato de sódio, sendo utilizado como uma espécie de pré-treino. Feito da maneira correta, o consumo pode trazer bons resultados, mas especialistas alertam sobre os cuidados e os possíveis efeitos no organismo. Confira! 
 
Bicarbonato de sódio realmente funciona como pré-treino? 
 
O consumo do bicarbonato de sódio como pré-treino se tornou popular devido a sua capacidade de controlar a “acidez” dos músculos durante a prática de exercício físico. Durante um treino intenso, o pH dos músculos se torna mais ácido, produzindo uma substância responsável pela queimação dos músculos e pela sensação de fadiga. 
 
Ao consumir o bicarbonato de sódio, ele neutraliza essa acidez, gerando uma maior resistência ao esforço e contribuindo para o desempenho físico. No entanto, especialistas alertam que mesmo que o bicarbonato de sódio ofereça benefícios, a substância não deve ser usada como pré-treino em todas as atividades físicas, além de causar efeitos colaterais quando consumido em excesso. 
 
Qual é o jeito certo de usar o bicarbonato de sódio no pré-treino? 
 
O bicarbonato de sódio não garante um efeito positivo em todos os tipos de exercício, sendo mais indicado para atividades de curta duração e alta intensidade, como corrida de velocidade, saltos, provas de natação, artes marciais, ciclismo intenso ou corridas longas.  
 
Em entrevista ao G1, a nutricionista esportiva Aline Bernhard, afirma que a substância não deve ser usada para atividades leves ou moderadas: “mesmo atletas não praticam atividade intensa todos os dias, ou seja, não é um suplemento a ser utilizado toda hora e sim em momentos específicos e estratégicos dentro da rotina de indivíduos que treinam com intensidade elevada”, explica. 
 
Especialistas indicam que o consumo deve ser feito de uma a três horas antes do treino intenso para potencializar os benefícios. Aline também indica que o suplemento deve ser ingerido com carboidratos. O ideal é fazer um acompanhamento com seu médico e nutricionista para entender se existe a necessidade de utilizar o bicarbonato de sódio como pré-treino e de que maneira isso pode ser feito para garantir o bem-estar e segurança.  
 
Quais podem ser os efeitos colaterais? 
 
Se não for consumido com cautela, o bicarbonato de sódio pode gerar alguns efeitos colaterais, como desconforto abdominal, náuseas, diarreia, gases e inchaço. Beber uma boa quantidade de água antes e depois da suplementação pode ajudar a minimizar a retenção de água e diluir o bicarbonato no organismo, evitando alguns efeitos. No entanto, o ideal é consumir somente com a recomendação e acompanhamento de um profissional da saúde. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quantos livros você leu em 2025?
Qual sua meta para 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS