O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, avança com mais uma conquista importante para a economia regional. Ele esteve reunido com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para buscar alternativa para uma das maiores reclamações da população nos últimos tempos que é o alto custo das passagens aéreas em rotas com escalas em Porto Velho.
O prefeito lembrou que, em busca de passagens com valores mais em conta, a população local tem se deslocado para Cuiabá (MT) ou Rio Branco (AC) para embarcar. Saindo dessas cidades, o usuário encontra valores de até sete vezes menores em uma passagem aérea. “O morador de Porto Velho não pode continuar sendo penalizado por uma malha aérea limitada e injusta”, destacou.
Outro assunto abordado pelo prefeito Léo Moraes foi sobre a cabotagem aérea, que permite a operação de voos regionais e de curta distância entre cidades próximas. A proposta é atrair companhias aéreas para incluir Porto Velho em novas rotas, com conexões diretas com destinos estratégicos, como Cuzco (Peru), ampliando o turismo, os negócios e o intercâmbio regional.
Na visão inovadora do prefeito, com uma malha mais conectada, setores como o turismo de lazer, o turismo de negócios e a pesca esportiva ganham força, atraindo visitantes, movimentando a rede hoteleira e gerando novas oportunidades de emprego e renda para a população.
O alfandegamento do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira também entrou na pauta da reunião com o ministro Sílvio Costa Filho. Léo destacou que a medida permitiria voos internacionais regulares e facilitaria o transporte de cargas. Com uma atuação mais eficiente da Receita Federal, Porto Velho pode se tornar um ponto de conexão direta com mercados externos, gerando competitividade e atraindo investimentos.
“Estamos falando de conexão, turismo, geração de emprego e fortalecimento da economia local. Porto Velho tem tudo pra ser protagonista no Norte”, destacou o prefeito.