AINDA EM 2025: Governo deve regular mercado e pretende lançar streaming público

O governo busca licenciar curtas e longas independentes para disponibilizar na sua plataforma

AINDA EM 2025: Governo deve regular mercado e pretende lançar streaming público

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério da Cultura pretende lançar o serviço de streaming público até o fim deste ano, enquanto busca avançar na regulação das plataformas estrangeiras. Conforme comentado por membros da Secretaria do Audiovisual, o streaming público continua em desenvolvimento, sendo que ele está sendo pensado para difundir o cinema nacional e valorizar as produções locais.
 
O serviço será totalmente gratuito, sendo que o ministério já fez alguns testes com um grupo focal. Atualmente, o governo busca licenciar curtas e longas independentes para disponibilizar na sua plataforma.
 
Comentando o assunto, a diretora de preservação e difusão audiovisual, Daniela Santana Fernandes, salientou que o streaming público "já é uma realidade".
 
“A  gente precisava de obras para além daquelas que o governo federal já tem direito. Temos o acervo da Cinemateca Brasileira, onde tem por exemplo envolvimento do Iphan e da Fundação Palmares. Tem o acervo da Funarte. Todos esses vão compor o streaming. Mas queremos que a produção contemporânea também esteja lá representada.”
 
Já na regulação de todos os serviços de streaming que atuam no Brasil, o governo pretende debater não apenas a questão que envolve a tributação, mas também criar cotas para conteúdo nacional em plataformas como Netflix, Max e Prime Video.
 
Outro debate envolve a proteção ao direito patrimonial. A ideia é de que a regulação estabeleça os parâmetros sobre como os ganhos econômicos da exploração comercial de um produto audiovisual devem ser compartilhados entre a produtora e a plataforma.
 
Todos esses assuntos precisam passar pelo Congresso Nacional, sendo que atualmente há dois projetos de lei que tratam do assunto sendo debatidos.
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS