VEJA AS CAUSAS: Apneia do sono pode ocorrer centenas de vezes em uma noite

O problema está ligado a fatores físicos como obesidade, aumento das amígdalas ou características anatômicas específicas

VEJA AS CAUSAS: Apneia do sono pode ocorrer centenas de vezes em uma noite

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Imagine o seguinte: quando você adormece, suas vias respiratórias entram em colapso parcial ou total, parando momentaneamente sua respiração. É isso que acontece na apneia do sono.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono, as interrupções na respiração, conhecidas como apneias, podem ocorrer dezenas ou até centenas de vezes por noite.
 
Para cada apneia existe um despertar, dessa forma, o sono profundo e reparador não ocorre. Por isso, a pessoa sofre com sonolência diurna no dia seguinte.
 
O tipo mais comum, a apneia obstrutiva do sono (AOS), costuma estar associado aos sons de ronco, respiração ofegante ou engasgo quando a pessoa volta a respirar.
 
O problema está ligado a fatores físicos como obesidade, aumento das amígdalas ou características anatômicas específicas.
 
 
Causas comuns da apneia:
  • Obstruções físicas como obesidade, amígdalas aumentadas ou características anatômicas específicas.
  • Mais prevalente em adultos mais velhos, principalmente após os 60 anos, e naqueles com certas predisposições genéticas.
 
Impacto na saúde:
  • Causa sono fragmentado e baixos níveis de oxigênio, levando à sonolência diurna excessiva.
  • Aumenta o risco de problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
 
Abordagens de tratamento
 
O tratamento para apneia do sono pode variar dependendo da gravidade dos sintomas, da causa e das características específicas da pessoa.
 
Algumas opções de tratamento incluem a perda de peso se a pessoa estiver obesa (isso pode ajudar a reduzir a obstrução das vias respiratórias), o uso de dispositivos durante o sono para manter as vias respiratórias abertas e o CPAP – Pressão Positiva Contínua nas Vias Respiratórias.
 
Este último é um dos tratamentos mais comuns para apneia do sono. O CPAP é uma máquina que fornece uma pressão constante de ar através de uma máscara, mantendo as vias respiratórias abertas.
 
Em alguns casos, a cirurgia pode ser recomendada para corrigir anormalidades nasais, remover amígdalas ou adenoides, ou reposicionar estruturas anatômicas para melhorar o fluxo de ar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS