APRENDIZADO: Sistema FAPERON/SENAR capacita indígenas Cinta Larga em cacauicultura

Durante a ação, foram entregues 10 kits de insumos do Programa “Fomenta Cacau”

APRENDIZADO: Sistema FAPERON/SENAR capacita indígenas Cinta Larga em cacauicultura

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, promoveu nos dias 11 e 12 de novembro uma capacitação voltada para a construção de viveiros e produção de mudas de cacau, beneficiando a comunidade indígena Cinta Larga da aldeia Coocasin, localizada na terra indígena Roosevelt.
 
O treinamento, realizado com o apoio do cacique Júlio Cinta Larga e João Paulo, teve como foco o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo de cacau, fortalecendo o desenvolvimento sustentável na região. Durante a ação, foram entregues 10 kits de insumos do Programa “Fomenta Cacau”, contendo adubos, calcário, sombrite, regadores e sacolas plásticas. Em breve, os produtores também receberão hastes para enxertia das mudas, ampliando as possibilidades de melhoria e fortalecimento da produção local.
 
Segundo o supervisor do Senar Rondônia, Kennio Freire, a iniciativa é parte do compromisso do Sistema FAPERON/SENAR com o desenvolvimento rural sustentável. O instrutor Murilo Torres destacou a importância do sistema cabruca, que permite a integração da cacauicultura à floresta, promovendo um modelo de cultivo sustentável e alinhado às necessidades ambientais.
 
“A parceria entre o Senar Rondônia e o Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste tem sido essencial para transformar a cadeia produtiva do cacau em uma fonte de geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores da região”, reforçou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, Nilson Pereira.
 
A ação reafirma o compromisso do Sistema FAPERON/SENAR em levar conhecimento técnico, insumos e suporte aos produtores rurais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades indígenas de Rondônia.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Sociedade Fogas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS