CONHECIMENTO: Mais de 93% da população de Rondônia é alfabetizada, indica IBGE

Porto Velho e Vilhena têm maiores índices de pessoas que sabem ler e escrever

CONHECIMENTO: Mais de 93% da população de Rondônia é alfabetizada, indica IBGE

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os dados do Censo Demográfico de 2022 revelam que a taxa de alfabetização em Rondônia é de 93,6%, a mais alta da Região Norte, ligeiramente à frente do Amapá, que registra 93,5% de sua população alfabetizada. A média nacional é de 93%.

 

O Censo também mostra que os estados do Nordeste apresentam as menores taxas de alfabetização do país, seguidos pelos estados do Norte. Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%) e Paraíba (84%) têm as taxas mais baixas do Brasil.

 

Em contrapartida, Santa Catarina (97,3%), Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) exibem as maiores taxas.

 

Nos municípios de Rondônia, as maiores taxas de alfabetização foram registradas em Porto Velho (95,6%), Vilhena (95,3%), Ji-Paraná (94,4%), Guajará-Mirim (94,2%) e Ariquemes (94,1%). As menores taxas foram observadas em Primavera de Rondônia (87,5%), Cacaulândia (88,1%), Vale do Anari (88,4%), Theobroma (88,4%) e Alvorada d’Oeste (88,5%).

 

O Censo também destaca que a taxa de alfabetização entre indígenas é menor em comparação com a população geral. Para os indígenas, o índice é de 87,1% em Rondônia e de 85% no Brasil.

 

A pesquisa censitária também revela que homens e mulheres em Rondônia têm a mesma taxa de alfabetização: 93,6%. No entanto, em âmbito nacional, os homens apresentam uma taxa de 92,5%, enquanto as mulheres têm uma taxa de 93,5%.

 

Taxas x idade

 

Segundo o Censo de 2022, 98,8% da população de Rondônia entre 15 e 19 anos sabem ler e escrever. Entre os idosos com 65 anos ou mais, essa taxa é de 72%, e para aqueles com 80 anos ou mais, é de 57,5%.

 

Além disso, os jovens de 15 a 19 anos representam 9,9% da população estadual de Rondônia, uma proporção similar à dos idosos com 65 anos ou mais, que representam 10,4%.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS