DIFERENTE: ‘Inverno amazônico’ terá menos chuvas e temperaturas altas, dizem especialistas

El Niño é motivo de mudanças na estação quente e chuvosa no estado

DIFERENTE: ‘Inverno amazônico’ terá menos chuvas e temperaturas altas, dizem especialistas

Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O verão, conhecido como "inverno amazônico" em Rondônia, promete ser atípico em 2024 devido à persistência do fenômeno El Niño, que continua a exercer influência sobre o clima no país.

 

Especialistas advertem que as temperaturas devem exceder a média para a região, enquanto as chuvas, que geralmente são mais intensas nessa estação, deverão ficar aquém do esperado.

 

O início do verão ocorreu às 00h27 desta sexta-feira (22) e se estenderá até 20 de março, às 00h06.

 

Durante esse período, o "Inverno Amazônico", caracterizado pelo aumento das chuvas e pelo declínio das temperaturas, ocorre, mas, segundo os especialistas, as chuvas devem ficar abaixo da média.

 

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a estação chuvosa já teve início, porém, está acompanhada de precipitações inferiores à média climatológica esperada para essa época do ano.

 

A Climatempo prevê um aumento gradual das chuvas até março, mas a maioria da região ainda experimentará níveis abaixo da média. O nível dos rios continuará subindo, mas em um ritmo mais lento e com valores mais baixos do que o usual para o período.

 

Festas

 

Para o final de 2023, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aponta que áreas de instabilidade ganharão força, resultando em pancadas de chuva com trovoadas isoladas em grande parte do estado.

 

A previsão para Porto Velho indica céu variando de parcialmente nublado a nublado, com expectativa de pancadas de chuva nesta sexta-feira (22) e sábado (23).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS