Ativista indígena de Rondônia foi única brasileira a discursar em abertura de Conferência da Cúpula do Clima (COP26)
Foto: Reprodução/WWF
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das questões se baseou no discurso proferido por Txai Suruí, ativista indígena de Rondônia, durante a abertura da Conferência da Cúpula do Clima (COP26) para abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e ao aquecimento global.
Txai Suruí foi a única representante brasileira a discursar na COP26, que ocorreu em 2021 na cidade de Glasgow, Escócia. Em seu discurso, quando tinha 24 anos, ela ressaltou a necessidade urgente de adotar medidas eficazes para combater as mudanças climáticas, enfatizando o papel fundamental das comunidades indígenas na proteção da Amazônia.
A questão do ENEM citou o seguinte trecho do discurso de Txai Suruí: "O clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantações não florescem como no passado. A Terra está falando: ela nos diz que não temos mais tempo".
Os alunos foram questionados se o discurso da líder indígena explicava um problema global relacionado a uma das opções de resposta, que incluíam: manejo tradicional, reciclagem residual, consumo consciente, exploração predatória e reaproveitamento energético.
Questão do ENEM 2023 cita discurso da ativista rondoniense Txai Suruí - Foto: Reprodução de tela
Nas redes sociais, Txai Suruí comentou sobre a visibilidade de seu discurso e a importância de ter o tema destacado no ENEM, expressando sua satisfação pelo reconhecimento da luta em prol do meio ambiente e dos povos indígenas.
“Também fiquei feliz de saber que teve uma questão no ENEM sobre a minha fala na COP, acredito que isso significa que nossa luta está sendo ouvida de alguma forma e são preocupações que devem ser transmitidas para nossos jovens e crianças”, publicou ela.
Além da questão que mencionou o discurso de Txai Suruí, a prova do primeiro dia do ENEM abordou uma variedade de temas relevantes nas áreas de ciências humanas e linguagens.
Isso incluiu a redação sobre os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil" e questões que versavam sobre Caetano Veloso, Paulo Freire, Lasar Segall, identidade indígena, machismo, envelhecimento da população, história da Palestina, migração de judeus para o Brasil, espetáculo de dança, escritores renomados, ditadura militar, mudanças climáticas, jogos olímpicos, violência de gênero e racial, Revolução Francesa e esportes eletrônicos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!