Agendamento para exames podem ser feitos no hospital ou via telefone 4009-9000
Foto: Site silviobromberg.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Essa semana, a enfermeira responsável pelo setor de Prevenção (exames de Preventivo e Mamografia), do Hospital de Amor em Porto Velho, localizado na BR-364, Monnic Tarelho, fez uma alerta e chamou a atenção para as mulheres, em especial, de baixa renda, para que compareçam ao hospital.
A unidade de saúde é uma das maiores referências em Rondônia, para que as mulheres, principalmente as que não tem plano de saúde e com idades acima de 40 anos, realizem exames de mamografia, e acima de 25 anos, o Papanicolau, também chamado de “preventivo”.
“Os exames são gratuitos. A gente tem muitas notícias das pessoas que dentro, até de Porto Velho, não sabem que o Hospital de Amor realiza exames de Mamografia e o preventivo. Acham que só tratamos de pacientes que já estão com câncer, mas na verdade, realizamos exames de prevenção, e em caso de alguma alteração no resultado, já convocamos a paciente e encaminhamos ao médico”, ressaltou Monnic Tarelho.
Monnic reforça mais uma vez que o trabalho do Hospital de Amor, não é somente o tratamento em si, mas sim a prevenção, que é de suma importância.
“Muitas vezes, as mulheres só lembram do preventivo no mês de outubro, que é o mês de combate ao câncer de mama, porém nós trabalhamos aqui o ano todo. Não paramos. Enquanto setor de Prevenção, realizamos exames gratuitos, sem cobrança de qualquer valor. Somente exigimos que a paciente leve os documentos pessoais para fazer o cadastro”, explicou ela.
Como fazer
Os exames preventivos podem ser feitos no Hospital de Amor, localizado na BR-364, em Porto Velho. A enfermeira responsável pelo Setor de Prevenção, Monnic Tarelho, informa que não é necessário encaminhamento médico, basta ligar ou ir presencialmente marcar os exames.
“Os exames são feitos de segunda a sexta-feira. O preventivo é realizado das 8h até meio dia. Já a mamografia, de segunda a sexta-feira, nos dois horários, ou seja, seguido das 7h às 17h”, observou ela.
Os documentos necessários para a marcação dos exames sãos os pessoais: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência, sem precisar levar cópias, já que o Hospital do Amor resolve o restante.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!