ENQUETE: Qual sua opinião sobre as ‘saidinhas’ de detentos para datas comemorativas

Neste último Dia das Mães (14), 112 apenados foram soltos na capital

ENQUETE: Qual sua opinião sobre as ‘saidinhas’ de detentos para datas comemorativas

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última sexta-feira (12) o Rondoniaovivo divulgou a notícia de que 112 apenados seriam liberados para comemorar o Dia das Mães que ocorreu neste domingo (14), em Porto Velho 
 
 
Pelo regulamento atual de progressão penitenciária, o benefício é previsto por lei, e garante que presos com bom comportamento, que já cumpriram parte da pena e estão em regime semiaberto tem direito a ‘saidinha’.
 
 
Os motivos legais que permitem este tipo de regalia é a promoção da ressocialização destas pessoas possibilitando o retorno ao convívio social, frequência em ensino regular e visita à família. Entretanto, este não é um direito que pode ser exercido por qualquer preso. 
 
 
No Brasil, menos de 17% da população carcerária está em regime semiaberto, e dentre estes, menos da metade cumprem os requisitos restantes previstos por lei para a saída temporária. 
 
 
Atualmente, a lei estipula cinco datas comemorativas que possibilitam as ‘saidinhas’. São elas: Natal/Ano Novo, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais e Finados.
 
 
A lei também regula o que o condenado não pode fazer, sob risco de perder o benefício. Entre as atividades que extrapolam o direito da saidinha estão: atrasar o retorno ao presídio (que não pode ultrapassar a data máxima de 7 dias ou menos), ir a festas ou bares, beber ou usar drogas ilícitas, envolver-se em brigas, possuir ou portar armas e praticar delitos. 
 
 
Levando em conta as informações apresentadas e as matérias do Rondoniaovivo, qual sua opinião sobre as ‘saidinhas’?
 
 
Qual sua opinião sobre saidinhas prisionais em datas comemorativas? 
 
a) É um direito previsto por lei
 
b) Não deveriam ser permitidas
 
c) Os parâmetros para saidinhas deveriam ser mais rigorosos
 
d) Não entendo sobre o assunto
 
 
Vale lembrar que o levantamento não tem caráter científico e serve apenas para verificação de opiniões, onde os internautas podem votar quantas vezes quiserem. Além disso, podem também enviar sugestões de temas por meio das nossas redes sociais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS