Conclusão chegou após chamados de população da zona Leste
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em nota recebida pelo Rondoniaovivo na tarde desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta para o “risco de intoxicação por gás resultante de queima de resíduos na produção de asfalto diluído de petróleo – CM 30”.
O resultado da análise aconteceu após vários relatos/chamados feitos pela população da zona Leste da cidade que estava sentindo “um forte cheiro de gás” desde a noite da última terça-feira (18), com algumas pessoas sentindo tonturas e dores de cabeça, com algumas sendo encaminhadas inclusive para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região.
O Corpo de Bombeiros foi chamado por várias vezes e a redação do jornal eletrônico tentou perguntou de onde estaria saindo os gases, mas os militares não souberam precisar.
Informações
O órgão ainda detalha quais os produtos que podem causar os efeitos colaterais como solventes, nafta e querosene, por exemplo.
A mistura e a queima desses itens podem causar irritação nas vias respiratórias se inalado, além de tosse, dor de garganta, falta de ar, odor semelhante ao de querosene, e, a sensação de queimação no peito.
Ainda há os efeitos narcóticos como vertigem, cefaléia (dor em qualquer parte da cabeça), confusão mental, zumbidos auditivos, alucinações e perda da consciência, entre outros.
O comunicado ainda traz em destaque que “pode ser fatal se aspirado, com manifestação da pneumonia química”.
Chamados
Por isso, quem ainda estiver com esses sintomas ou efeitos colaterais, deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, para que os profissionais comuniquem o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Municipal), por meio do telefone (69) 98473-3110.
Veja nota abaixo na íntegra:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!