RETROSPECTIVA: Colapso na saúde, chegada de vacinas, morte de jornalista; veja os fatos de janeiro de 2021

Mortes de pessoas conhecidas, hospitais lotados, decretos com restrições e vacinas fizeram do primeiro mês do ano uma mistura de sentimentos

RETROSPECTIVA: Colapso na saúde, chegada de vacinas, morte de jornalista; veja os fatos de janeiro de 2021

Foto: Montagem/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Rondoniaovivo preparou uma retrospectiva de todos os meses de 2021. Fatos que marcaram o ano foram relembrados. E para atualizar você ainda mais, preparamos esta reportagem com as notícias que foram impactantes em janeiro de 2021.
 
O ano começou com a nomeação do alto escalão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). O tucano puxou para o seu grupo, os “rivais” nas eleições de 2020. Vinicius Miguel e Ronaldo Flores, ambos disputaram o cargo de prefeito da capital junto com Hildon Chaves.
 
 
Logo em seguida, a desenfreada pandemia de covid-19 continuou ceifando vidas. Em 11 de janeiro de 2021, quem perdeu a batalha para o vírus foi o cinegrafista Adilson Santos. Ele ficou quase dois meses lutando contra a doença, mas não resistiu.
 
Adilson Santos, repórter cinematográfico morreu vítima da covid-19 em janeiro de 2021 | Foto: Arquivo pessoal
 
Pandemia
 
Houve também outros momentos de desespero. Os municípios de Cacoal, Rolim de Moura e Cerejeiras cancelaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa da alta taxa de contaminação provocada pelo coronovírus. As prefeituras afirmaram que não teriam salas suficientes para aplicação dos exames.
 
 
A pandemia foi o assunto daquele mês e medidas mais duras tiveram que ser tomadas. Após as eleições de 2020 e as festas do final daquele ano, o Governo de Rondônia voltou a decretar Fase 1 para Porto Velho e mais 19 cidades. Naquela época, os leitos de UTI estavam com mais de 90% de ocupação. A Fase 1 do governo restringia ao máximo as atividades do comércio.
 
Outro fato que também chamou a atenção, foi a ação da guarda municipal de Ariquemes. Os agentes de trânsito multaram um motorista por ter parado em frente à entrada da UTI do Hospital Regional da cidade para descarregar cilindros de oxigênios, que seriam usados na unidade de saúde. Naquela época, a falta de oxigênio em todo o país já era realidade e nesse hospital também. 
 
Caminhão que descarregava oxigênio em hospital é multado
 
Mas nem só de desastre foi o mês de janeiro. O nome do nosso Estado foi enaltecido lá fora também. A portovelhense Maria Lurdiana Alves, 32 anos, apresentou uma dança em um salão do Egito e viralizou
 
Vacinas
 
Mas janeiro também foi ano de esperança. No dia 19 daquele mês, chegou ao Aeroporto Internacional de Porto Velho, o primeiro lote com as vacinas contra a covid-19. Foram 33 mil doses da CoronaVac para uma população de mais de 1,8 milhão, mas já era um sinal de que as coisas estavam começando a melhorar. 
 
Nesse mesmo dia, foram vacinados os primeiros rondonienses. Uma médica, um indígena e um enfermeiro. A cerimônia de vacinação aconteceu na Base Aérea de capital, contanto com a presença de autoridades políticas.
 
Outra notícia boa desse período, e que deu um certo alívio aos rondonienses que tinham hospitais superlotados de pacientes com covid-19, foi o apoio dado por outros Estados durante a pandemia.
 
No dia 25 de janeiro, o Estado começou a transferir pacientes para outros cidades do País. Os primeiros encaminhados saíram de Porto Velho para serem tratados em Curitiba, no Paraná. A decisão aconteceu devido à falta de leitos de UTI no Estado.
 
Pacientes de Porto Velho começaram a ser transferidos para outras cidades do país | Foto: Ney Cunha/Rondoniaovivo
 
Já no finalzinho do mês uma triste notícia consternou os rondonienses, morria o jornalista e apresentador Marcelo Bennesby. No primeiro dia do ano ele sofreu um AVC e ficou internado em um hospital da capital. Ao longo dos dias Marcelo se recuperou mas, logo em seguida, também contraiu covid-19. A doença avançou e ele não resistiu as infecções.
 
Jornalista Marcelo Bennesby
 
Janeiro foi um mês marcado pelo medo, ansiedade, dúvidas, luto e esperança. Veja todos os fatos que marcaram o ano de 2021 clicando aqui.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS