NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

Famílias foram impedidas de retornarem para área, após decisão do STF e ainda tiveram poços de água contaminados

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Posseiros denunciam que a Polícia Militar destruiu o acampamento Tiago dos Santos, localizado em uma área próxima do distrito de Nova Mutum Paraná. 
 
O terreno está sendo ocupado há mais de um ano, em uma área supostamente sem uso, da Fazenda Norbrasil, que é de propriedade de um latifundiário conhecido como Galo Velho.
 
Mesmo com ordem da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a reintegração de posse da Fazenda Norbrasil, os policiais militares continuam na região para cumprir as ordens judiciais de recuperação de outras sete áreas, mas impedem os posseiros de retornarem para a área do acampamento Tiago dos Santos.
 
Rastro de destruição
 
Famílias da região mandaram vídeos ao Rondoniaovivo mostrando várias casas destruídas, com o apoio de máquinas pesadas. 
 
Imagens feitas por um dos moradores mostram o poço que ele levou semanas cavando, totalmente contaminado com carcaças de animais, que eram criados pelas das famílias. Os bichos foram abatidos, consumidos e os restos jogados dentro do reservatório. 
 
“Enquanto eles descumpriam a sentença do STF, aproveitaram para destruir o pouco que a gente tinha. Mataram as criações, destruíram nossos barracos e contaminaram nossa água. Levaremos meses para voltar à vida normal”, disse um dos posseiros. 
 
Os membros do acampamento se reuniram na sexta-feira (28), para discutir algumas questões, como a formalização de denúncia contra o comando-geral da Polícia Militar, pelos prejuízos sofridos, além de reorganizar as famílias para evitar que os assentados não passem necessidades, principalmente as crianças e idosos.
 
“Os policiais militares agiram iguais os hunos liderados por Átila”, resumiu um advogado que dá assistência aos posseiros, mas pediu para não ter o nome divulgado.
 
História 
 
Átila foi rei dos hunos e chefe de uma confederação tribal de hunos e povos germânicos e iranianos, que governou o maior império europeu de seu tempo. 
 
O território se estendia do sul da atual Alemanha, no Oeste, até o rio Ural, no Leste; e do mar Báltico, no Norte, até o Mar Negro, no Sul. 
 
Durante seu reinado, levou a cabo uma política agressiva de cobrança de tributos, e eventualmente, de intervenção militar em reinos vizinhos, que viria a torná-lo um dos inimigos mais temidos dos impérios romanos Ocidental e Bizantino.
 
O que diz a PM
 
Por meio da assessoria de comunicação, a Polícia Militar informou que após o retorno de 100 invasores para as regiões, com suspensão da reintegração de posse pelo STF, sendo as fazendas Norbrasil e Arco-Íris, a PM anunciou que as equipes policiais observaram obstrução de linhas que dão acesso aos locais de retorno dos invasores. 
 
Ainda de acordo com a nota, os posseiros voltaram a cometer crimes ambientais derrubando árvores de grande porte nas vias rurais, buscando dificultar mais uma vez o acesso das equipes da Operação Nova Mutum na região invadida. 
 
Segundo o texto foi visto durante patrulhamento aéreo, alguns invasores com motosserras, iniciando construções em locais que já tinham sido reintegrados.
 
Com a chegada das equipes policiais os invasores teriam fugido e não foi feita nenhuma prisão em flagrante.
 
A PM também divulgou que 56 invasores já foram autuados por crimes ambientais, onde teriam sido desmatados mais de 720 hectares de áreas florestais e o valor total das multas aplicadas já ultrapassaria R$ 5,5 milhões de reais.

Galeria de Fotos da Notícia

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

NO CHÃO: Camponeses acusam PMs de destruírem assentamento próximo a Nova Mutum

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS